Siga a folha

Messi, Deschamps, 0 a 0: veja recordes que ainda podem ser atingidos na Copa

Craque argentino pode ser o jogador com mais partidas na história, e comandante francês, o segundo técnico bicampeão

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Com três semanas de disputa, 60 dos 64 jogos disputados e somente quatro seleções na luta pela Taça Fifa, alguns recordes foram batidos na Copa do Qatar.

Há outros que ainda podem ser igualados ou superados neste Mundial até o seu encerramento, no domingo (18).

A Copa qatariana já se notabilizou por ser a primeira no Oriente Médio e a primeira a ter mulheres na arbitragem, além de registrar a maior decepção futebolística de um país-sede: perdeu todos os seus jogos no torneio.

Messi festeja seu gol contra a Holanda no estádio de Lusail, na Copa do Qatar; argentino deve se tornar o recordista de jogos em Mundiais - Pan Yulong - 9.dez.2022/Xinhua

MAIS PARTIDAS - JOGADOR

Um recorde que está bem próximo de ser derrubado, e é altamente provável que isso aconteça, envolve Lionel Messi, o principal craque da Argentina e um dos melhores jogadores deste século.

Com sua seleção em busca do tricampeonato, a "Pulga" (apelido do camisa 10) poderá jogar mais duas partidas: uma é a semifinal; a outra, a final ou o jogo que vale o terceiro lugar.

Messi tem atualmente 24 partidas em Copas do Mundo (este é o seu quinto torneio). O recordista é o alemão Lothar Matthäus (campeão mundial em 1990), com 25 jogos.

Ou seja, se Messi atuar mais duas vezes, o que é factível, provável até, ele se tornará aos 35 anos o jogador com mais jogos em Mundiais.

TÉCNICO BICAMPEÃO

O italiano Vitorio Pozzo (1886-1968), com a seleção de seu país, é o único treinador a conquistar duas Copas do Mundo, na Itália-1934 e na França-1938.

Agora, o francês Didier Deschamps, 54, tem a oportunidade de se igualar a Pozzo, já que comandou os Bleus (Azuis) no Mundial de 2018, na Rússia.

Deschamps tem também no currículo um título de Copa como jogador. Era o capitão francês na conquista em casa, em 1998.

COPA ARTILHEIRA

Encerradas as partidas das quartas de final, a Copa do Qatar soma 157 gols.

No atual formato (32 seleções), que existe desde 1998, as edições que registraram mais bolas na rede foram as da França-1998 e do Brasil-2014: 171 gols cada uma.

Essa marca só tem chance real de cair caso os semifinalistas não sejam "econômicos" nos jogos que lhes restam no Oriente Médio.

Nas quartas de final da Copa do Qatar, no estádio Cidade da Educação, o brasileiro Marquinhos bate o pênalti, o goleiro croata Livakovic erra o lado, mas a bola bate na trave - Jack Guez - 9.dez.2022/AFP

DISPUTAS DE PÊNALTIS

A Copa do Qatar já teve quatro vagas decididas nas cobranças de penalidades máximas, nos jogos Croácia x Japão, Marrocos x Espanha, Croácia x Brasil e Argentina x Holanda.

Esse número é o mesmo dos Mundiais de Itália-1990, Alemanha-2006, Brasil-2014 e Rússia-2018.

Com mais uma disputa de pênaltis, o atual torneio se torna o recordista isolado.

EMPATES SEM GOLS

O Mundial qatariano igualou, com o 0 a 0 entre Espanha e Marrocos nas oitavas de final, o maior número de partidas sem abertura de contagem em uma edição de Copa, sete.

Antes, quatro Mundiais tiveram sete empates sem gols, Espanha-1982, Alemanha-2006, África do Sul-2010 e Brasil-2014.

Os outros 0 a 0 no Qatar, além do duelo entre espanhóis e marroquinos, foram Dinamarca x Tunísia, México x Polônia, Marrocos x Croácia, Uruguai x Coreia do Sul, Inglaterra x EUA e Croácia x Bélgica.

ARTILHEIRO HISTÓRICO

Este é um recorde improvável de ser atingido, porém, em se tratando de quem tem chance, a hipótese não pode ser descartada.

Klose lidera a lista dos jogadores que mais gols fizeram em Copas. O alemão tem 16. Messi soma dez pela Argentina, e Mbappé, nove pela França.

Será que dá?

Entre as marcas que caíram no Mundial do Qatar, duas são mais destacadas e merecem ser lembradas.

O português Cristiano Ronaldo festeja após seu gol contra Gana; ele é o primeiro jogador a balançar as redes em cinco Copas do Mundo - Cao Can - 24.nov.2022/Xinhua

GOLS EM CINCO COPAS

O craque português Cristiano Ronaldo, ao marcar de pênalti contra Gana, tornou-se o único jogador a fazer pelo menos um gol em cinco edições de Copa.

Ele está à frente de Pelé, de Messi e dos alemães Seeler e Klose, que balançaram as redes em quatro edições de Mundial.

MAIS PARTIDAS - SELEÇÃO

Brasil e Alemanha começaram a Copa do Qatar, cada um, com 109 partidas em Mundiais.

Como a seleção brasileira foi mais longe, até as quartas de final (os alemães ficaram na fase de grupos), ela se isolou no topo desse ranking, com 114 jogos.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas