Jaime Spitzcovsky

Jornalista, foi correspondente da Folha em Moscou e Pequim.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Jaime Spitzcovsky
Descrição de chapéu Copa do Mundo 2022

Copa do Qatar reforça redesenho político do Oriente Médio

Lógica empurrada pela Fifa e por mudanças regionais faz emirado de complexa diplomacia receber voos de Israel pela 1ª vez

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O principal evento do futebol mundial vai contribuir com um impressionante redesenho geopolítico do Oriente Médio, em curso desde 2020. Pela primeira vez, o Qatar receberá cerca de 30 mil visitantes em voos vindos diretamente de Israel e até uma estrutura consular será erguida em Doha para prestar auxílio aos israelenses.

A Copa transcorre em meio aos desdobramentos dos Acordos de Abraão, assinados entre Israel e seus ex-inimigos Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Marrocos e Sudão. Os tratados alteraram a dinâmica médio-oriental e impulsionam cooperação em áreas como comércio, investimentos, atividades espaciais, medicina, energia renovável e agricultura.

Turistas no aeroporto internacional de Doha, no Qatar, dias antes do início da Copa do Mundo - Hamad I Mohammed - 10.nov.22/Reuters

À frente da caravana diplomática despontam Emirados Árabes e Bahrein, primeiros signatários de um processo indubitavelmente chancelado pela Arábia Saudita, a maior e mais influente entre as monarquias conservadoras do golfo Pérsico. Há a expectativa de os sauditas, num futuro não distante, costurarem um entendimento com Israel, mas, antes, testam reações no mundo muçulmano a partir das experiências emiradense e barenita.

Dois fatores levam ao abandono da estratégia de rechaço a Israel. O primeiro, de ordem geopolítica, recai sobre a ameaça representada pelo regime iraniano, empenhado desde a Revolução de 1979 em expandir influência regional, numa trajetória de embate com norte-americanos, israelenses e sauditas, rivais de Teerã no palco médio-oriental.

As ambições do Irã, ilustradas também pelo programa nuclear, levam à aproximação entre Israel e Arábia Saudita, embora contatos permaneçam sob o manto de discrição e sem laços diplomáticos formais. Coube aos Emirados e ao Bahrein o papel de pioneiros na abertura histórica.

Outro fator a cimentar o realinhamento corresponde à era pós-petróleo. Monarquias do golfo Pérsico, diante da busca global por fontes de energia renovável e não poluente, decidiram diversificar seus modelos econômicos para diluir a dependência da indústria petrolífera.

Entrou em cena a opção por desenvolver o setor de serviços, com ênfase em turismo, finanças e tecnologia. A partir dessa lógica, lideranças árabes do golfo Pérsico passaram a enxergar em Israel parceiro relevante para contribuir com a dinamização de economias antes dependentes do petróleo.

Caudaloso exportador petrolífero, o Qatar também embarcou na diversificação do modelo econômico, e o Mundial desponta como mais um exemplo da promoção turística do emirado. Numa lógica empurrada por demandas da Fifa e por mudanças geopolíticas regionais, Doha aceitou a aterrissagem dos voos diretos de um país com o qual não mantém vínculos diplomáticos.

O Qatar, apesar dos laços históricos com as monarquias vizinhas do golfo Pérsico, rejeita por enquanto os Acordos de Abraão, reflexo de sua política externa independente. Temeroso de ataques ou invasões, o país constrói uma diplomacia capaz de abrigar base militar norte-americana e de alimentar laços com Irã. E de fazer um aceno positivo a israelenses, como no Mundial, enquanto financia o Hamas, grupo a defender a destruição de Israel.

Lógica do governo qatariano: diversificar contatos diplomáticos evita cultivar inimigos e corresponde a diminuir o risco de ataques ou invasões de um país com território diminuto e grandes riquezas. Hospedar uma Copa do Mundo também proporciona visibilidade global a uma monarquia sempre preocupada com a vulnerabilidade das fronteiras de um emirado com área correspondente à metade da de Sergipe.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.