Siga a folha

Alcaraz sofre lesão e abandona o Rio Open na primeira rodada

Favorito para conquistar o troféu, ele machucou o tornozelo na partida contra o brasileiro Thiago Monteiro

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Rio de Janeiro | AFP

O tenista espanhol Carlos Alcaraz, número dois no ranking mundial, abandonou nesta terça-feira (20) o Rio Open, maior torneio de tênis da América Latina, no Rio de Janeiro. Ele sofreu uma lesão no tornozelo direito no início da partida contra o brasileiro Thiago Monteiro (117º), pela primeira rodada do torneio.

Favorito para conquistar o troféu que já ergueu em 2022, o espanhol de 20 anos abandonou a partida com dor no tornozelo quando o placar estava 1 a 1 no primeiro set.

O espanhol Carlos Alcaraz agradece o público ao deixar o Rio Open - Pablo Porciuncula/AFP

Alcaraz se machucou no início do primeiro game, na disputa do segundo ponto do jogo ao buscar uma bola no seu forehand. O tornozelo direito dele torceu provavelmente devido à dificuldade de deslizar na terra batida úmida da quadra principal do Jockey Club, molhada pela chuva que caiu na tarde desta terça.

As chuvas, problema recorrente no torneio, obrigaram inclusive a adiar em três horas o início dos jogos deste segundo dia e quatro jogos tiveram que ser adiados para quarta-feira.

Após o incidente, o espanhol foi para sua cadeira, onde recebeu atendimento médico durante dez minutos.

O tornozelo foi enfaixado e estabilizado sob o olhar preocupado de seu treinador, o ex-tenista espanhol Juan Carlos Ferrero, que da arquibancada acompanhava atentamente a situação.

Apesar do desconforto visível em seu rosto, o tenista retornou à quadra e até mostrou um pouco de seu bom tênis. Mas ele acabou abandonando a competição, para frustração da torcida.

"É muito triste vencer desta forma, porque sei o quanto cada jogador trabalha para estar preparado para um torneio dessa magnitude. Só desejo a ele uma recuperação rápida, que não seja nada grave ou que afete a temporada dele", disse Thiago Monteiro.

Segundo melhor brasileiro da atualidade, o canhoto de 29 anos se manteve invicto diante do espanhol, a quem venceu nas oitavas de final do torneio de Adelaide de 2021 (com parciais de 7-6 e 6-3).

O contratempo físico se soma ao inesperado início de temporada: ele perdeu no sábado nas semifinais do ATP 250 de Buenos Aires para o chileno Nicolás Jarry (21º) e nas quartas do Aberto da Austrália para o alemão Alexander Zverev (6º) há quase um mês.

Sem chances de lutar pelo título no Rio, onde no ano passado perdeu a final para o britânico Cameron Norrie, Alcaraz completa sete meses sem conquistar um título. O último foi em Wimbledon, em julho.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas