Siga a folha

Descrição de chapéu Futebol Internacional

Japonês Junya Ito deixa Copa da Ásia após acusação de agressão sexual

Advogado do jogador descreve denúncias como 'completamente infundadas'

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Tóquio | AFP

O meio-campista Junya Ito deixou a concentração da seleção japonesa em Doha, no Qatar, onde é disputada a Copa da Ásia, horas depois de a polícia do seu país ter anunciado que recebeu uma denúncia de duas mulheres por um suposto caso de agressão sexual.

A JFA (Federação Japonesa de Futebol) informou que, embora negue as acusações, Ito deixou a concentração "considerando o seu bem-estar físico e mental", especificando que existem diferentes versões dos acontecimentos ocorridos.

"Recebemos uma denúncia contra ele e iniciamos uma investigação", disse um porta-voz da polícia de Osaka, recusando-se a dar detalhes sobre o caso.

Meio-campista japonês Junya Ito acena para torcedores antes de amistoso entre Japão e Alemanha na Volkswagen Arena, em Wolfsburg - Ronny Harmann - 9.set.2023/AFP

Junya Ito, de 30 anos, defende o clube francês Reims. De acordo com a imprensa do Japão, o episódio referente à acusação teria ocorrido em um hotel de Osaka, em junho de 2023, após amistoso entre Japão e Peru.

Segundo a agência de notícias Kyodo, o meia negou todas as acusações. Seu advogado descreveu as denúncias como "completamente infundadas".

Questionado pela imprensa em Doha, o técnico Hajime Moriyasu preferiu não tecer comentários. "Ainda não estou totalmente ciente [das acusações]. Vou lidar com elas depois de analisá-las."

O Reims, por sua vez, publicou um comunicado demonstrando sua "solidariedade ao jogador neste momento".

O clube "não dispõe de qualquer informação que lhe permita apoiar, de uma forma ou de outra, a investigação lançada pelas autoridades de Osaka", acrescentou o clube francês, acrescentando que, dada a gravidade do caso, não permanecerá "nem inativo nem em silêncio".

Ito, autor de 13 gols em 54 jogos pela seleção japonesa, foi titular em duas das três partidas da primeira fase da Copa da Ásia, mas não jogou nenhum minuto na vitória sobre o Bahrein (3 a 1) pelas oitavas de final.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas