Siga a folha

Descrição de chapéu Olimpíadas 2024 tênis

Nadal e Djokovic podem se enfrentar na segunda rodada dos Jogos

Espanhol foi campeão de Roland Garros em 14 oportunidades; sérvio nunca conquistou medalha olímpica

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Martyn Herman
Paris | Reuters

O cabeça de chave número um, Novak Djokovic, pode enfrentar o 14 vezes campeão de Roland Garros, Rafael Nadal, em um jogo de segunda rodada nas Olimpíadas, após o sorteio realizado nesta quinta-feira (25).

A número um do mundo, Iga Swiatek, da Polônia, a grande favorita após conquistar seu terceiro título consecutivo de Roland Garros no mês passado, enfrenta a romena Irina-Camelia Begu, enquanto a cabeça de chave número dois, Coco Gauff, enfrenta a australiana Ajla Tomljanovic.

Houve murmúrios na sala quando o sorteio da chave masculina foi revelado em uma tela mostrando o espanhol Nadal, que estava presente no sorteio, no caminho de Djokovic.

Rafael Nadal durante o sorteio do tênis em Paris - AFP

O sérvio Djokovic, que busca conquistar a medalha de ouro olímpica que lhe falta, foi promovido à cabeça de chave número um após a desistência do italiano Jannik Sinner devido a problemas de saúde. Ele enfrentará o australiano Matthew Ebden na primeira rodada.

Se Djoko vencer e o experiente Nadal, de 38 anos, derrotar o húngaro Marton Fucsovics, os dois farão um novo capítulo de uma grande rivalidade. Eles já se enfrentaram dez vezes em Roland Garros –três delas na final, todas vencidas por Nadal.

O espanhol, que conquistou a medalha de ouro em simples nas Olimpíadas de 2008 e em duplas em 2016, estava presente no sorteio ao lado do bicampeão olímpico Andy Murray, do ex-vencedor de Roland Garros Stan Wawrinka, de Angelique Kerber e de Elina Svitolina.

Tanto Murray quanto Kerber se aposentarão após as Olimpíadas, enquanto Nadal ainda não confirmou exatamente quando encerrará sua carreira, após inicialmente afirmar que este seria seu último ano.

"Estou apenas animado por ter a chance de estar de volta aqui neste lugar especial", disse Nadal, 22 vezes campeão de Grand Slam. "Não consegui passar muito tempo aqui este ano."

Nadal foi derrotado na primeira rodada do Roland Garros deste ano pelo alemão Alexander Zverev.

O cabeça de chave número dois, Carlos Alcaraz, que conquistou seu quarto título de Grand Slam ao vencer Wimbledon neste mês, enfrentará o libanês Hady Habib na primeira rodada.

Defensor do título de simples masculino, Zverev, cabeça de chave três, enfrenta o espanhol Jaume Munar em sua partida de abertura.

CANDIDATOS FORTES

Nadal e Alcaraz se uniram para formar uma equipe dos sonhos espanhola nas duplas masculinas e, embora não sejam cabeças de chave, serão fortes candidatos a medalhas. Eles enfrentarão os argentinos Maximo Gonzales e Andres Molteni na primeira rodada.

Swiatek, uma forte favorita nas simples femininas, teve um sorteio favorável, com a americana Danielle Collins, cabeça de chave número oito, como uma possível adversária nas quartas de final.

O confronto mais destacado na primeira rodada das simples femininas é entre a campeã de três Grand Slams, Kerber, da Alemanha, e a japonesa Naomi Osaka, campeã de quatro Grand Slams, com a vencedora provavelmente enfrentando a terceira cabeça de chave do Cazaquistão, Elena Rybakina, na segunda rodada.

Zverev e a parceira alemã Laura Siegemund são cabeças de chave nas duplas mistas, mas enfrentam uma difícil estreia contra a especialista em duplas tcheca Katerina Siniakova e Tomas Machac.

Nas duplas femininas, a portadora da bandeira dos EUA, Gauff, se une a Jessica Pegula como cabeças de chave. Elas enfrentam as australianas Ellen Perz e Daria Saville na primeira rodada.

Nas duplas masculinas, o britânico Murray estará ansioso para continuar sua carreira por pelo menos mais uma partida, já que ele e Dan Evans enfrentam os japoneses Taro Daniel e Kei Nishikori.

Murray havia se retirado anteriormente do simples.

BRASILEIROS CONHECEM ADVERSÁRIOS

A tenista brasileira Bia Haddad vai estrear contra a francesa Varvara Gracheva. Laura Pigossi enfrenta a ucraniana Dayana Yastremska e tem chance de encontrar Swiatek nas oitavas de final.

Entre os homens, Thiago Wild enfrentará o argentino Tomas Etcheverry e pode encarar Alcaraz na terceira rodada. Thiago Monteiro joga contra o argentino Sebastian Baez.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas