Siga a folha

Publicação aponta perspectivas da filantropia no país em 2023

Legado, diversificação dos mecanismos de financiamento e avaliação de impacto social são algumas das tendências mapeadas pelo Idis

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A segunda edição da publicação "Perspectivas para a Filantropia no Brasil" traz ações inspiradoras e aponta caminhos para que o investimento social privado seja mais estratégico no país. O material enumera tendências para contribuir com a tomada de decisão de filantropos e investidores sociais.

Desenvolvida pelo Idis - Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, a publicação tem como ponto de partida reflexos de 2022, marcado por eleições polarizadas e pela necessidade de organizações e entidades virem a público manifestar seu compromisso com a democracia.

Paula Fabiani, CEO do Idis, durante o Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais em 2019 - Facebook/Reprodução

Aborda ainda a volta do Brasil ao Mapa da Fome da ONU, a situação dos povos originários na Amazônia e os níveis recordes de desmatamento.

"O material apresenta exemplos de inovações, novas metodologias e modelos de financiamento, parcerias improváveis, mudanças significativas e novas formas de fazer diferente o que já estava dando certo", afirma Paula Fabiani, CEO do Idis.

A primeira tendência apontada é a necessidade do diálogo para a construção de pontes. Segundo a organização, as soluções são encontradas na interação, exigem colaboração e contemplam demandas e pontos de vista múltiplos.

Legado, diversificação dos mecanismos de financiamento e avaliação de impacto social também fazem parte das perspectivas, assim como levar em conta a interdependência entre clima, florestas e pessoas.

O fortalecimento da sociedade civil organizada e a filantropia familiar, em que indivíduos e famílias assumem compromissos públicos em suas práticas de doação, integram as oito tendências mapeadas.

A publicação está disponível gratuitamente no site do Idis, em bit.ly/tendenciasfilantropia2023.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas