Siga a folha

Prêmio Empreendedor Social prorroga inscrições para categoria jovem

Edital segue aberto até domingo (28) para reconhecer iniciativas de empoderamento econômico voltadas à juventude

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

As inscrições para a categoria Jovens Transformadores do Prêmio Empreendedor Social deste ano estão prorrogadas até o dia 28 de julho (domingo), às 18h, quando o edital se encerra de maneira definitiva.

Jovens de todo o país entre 16 e 25 anos à frente de iniciativas de empoderamento econômico podem se candidatar nesta edição, que busca líderes prioritariamente de populações historicamente excluídas que atuem em iniciativas de geração de renda e inclusão produtiva de outros jovens, pessoas, grupos ou comunidades em situação de vulnerabilidade social.

As inscrições devem ser feitas na plataforma Prosas, em folha.com/jovenstransformadores2024.

A turma de Jovens Transformadores Ashoka 2023, composta por 21 representantes de todas as regiões do Brasil - Divulgação

A categoria Jovens Transformadores, parceria da Folha com a Ashoka e o Instituto Coca-Cola Brasil, vai reconhecer três iniciativas de fortalecimento das juventudes para fomentar, nesta edição histórica de 20 anos do Empreendedor Social, o futuro do campo da inovação social no país.

Em paralelo, a premiação vai reconhecer outros três destaques que já foram selecionados pelo programa Jovens Transformadores Ashoka, em um universo de 51 brasileiros que estão gerando impacto de Norte a Sul do país. Neste recorte, as inscrições serão finalizadas neste domingo (21), às 18h.

"Queremos aprender com a criatividade e a iniciativa dos jovens, especialmente daqueles que são usualmente subrepresentados em prêmios e reconhecimentos nacionais", afirma Andrea Margit, líder de Novos Paradigmas e Comunicação da Ashoka.

"A nova categoria do Empreendedor Social fortalecerá uma rede de jovens que já reconhecem seu poder de resolver problemas em suas escolas, comunidades e cidades, inspirando outros jovens a fazer o mesmo", completa.

O concurso incentiva candidaturas de jovens que se auto identificam como pessoas negras ou indígenas, mulheres, LGBTQIAP+, pessoas com deficiência, provenientes de periferias, favelas, zonas rurais, florestais, terras indígenas e quilombolas, e candidaturas das diversas regiões do Brasil.

Os seis destaques serão reconhecidos na cerimônia dos 20 anos do Empreendedor Social 2024, em 12 de novembro, no Theatro Municipal, em São Paulo. O evento de premiação, que é realizado desde 2005 por Folha e Fundação Schwab, também homenageará os vencedores das categorias Inovadores Sociais do Ano e Soluções que Inspiram.

Os premiados no concurso ganham projeção nacional e internacional, tornam-se referência no campo da inovação social e acessam novas oportunidades de qualificação e trabalho em rede, impulsionados pelas comunidades de empreendedores sociais vinculados a Rede Folha, Rede Schwab, Ashoka, Instituto Coca-Cola Brasil, dentre outros parceiros da premiação.

"A premiação se renova ao chegar a esta 20ª edição com uma categoria que amplia nosso olhar para a juventude como agente de transformação social e empoderamento econômico", diz Sérgio Dávila, diretor de Redação da Folha.

Quem pode participar

Serão aceitas inscrições de ações desenvolvidas em todas as regiões do Brasil por pessoas físicas jovens que cumpram os seguintes requisitos:

  • Ter entre 16 e 25 anos

  • Ser residente e domiciliado no Brasil (independentemente de sua nacionalidade)

  • Estar à frente de iniciativas focadas em empoderamento econômico com ou sem personalidade jurídica, como coletivos, redes, coalizões, grupos, plataformas e articulações multissetoriais

  • Demonstrar o seu vínculo com a iniciativa e ter funções de liderança

  • Candidatos que se auto identificam como pessoas negras ou indígenas, mulheres, LGBTQIAP+, pessoas com deficiência, provenientes de periferias, favelas, zonas rurais, florestais, terras indígenas e quilombolas

O Empreendedor Social 2024 tem patrocínio de Gerdau, Ambev, Coca-Cola Brasil, Instituto Coca-Cola Brasil, Sesi, Liberta e SOS Mata Atlântica. E conta com parceria estratégica de Ashoka, ESPM, FDC, Prosas, SBSA Advogados e UOL.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas