Siga a folha

Descrição de chapéu Todo mundo lê junto

Cachorrinho sobrevive a desastre e sai à procura da família em peça online

'Vida de Cão - Coração de Herói' se baseia na tragédia de Mariana (MG)

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Quando uma barragem se rompeu na cidade de Mariana, em Minas Gerais, em 2015, muitas pessoas perderam suas casas e tudo que tinham. Naquele dia, uma onda gigante de lama tóxica inundou o povoado vizinho, e o desastre foi tão grande que 18 pessoas morreram.

A peça “Vida de Cão – Coração de Herói”, da Cia. Mundu Rodá, se baseia neste triste episódio da história recente para criar uma ficção para crianças, e sugerir assim que tragédias como aquela não aconteçam nunca mais.

Peça conta a história de um cachorrinho que se perde na tragédia da cidade de Mariana, em Minas Gerais - Ricardo Avellar/Divulgação

“Este desastre que aconteceu no município de Mariana, assim como o que aconteceu poucos anos depois na região de Brumadinho, também em Minas Gerais, é um desastre causado por humanos. Não foi um desastre natural”, explica Juliana Pardo, diretora da Mundu Rodá.

O protagonista do espetáculo é um cachorrinho que, logo no começo, se perde da sua família de humanos, por causa da onda tóxica na cidade.

Sem sinais de que um resgate vá aparecer tão cedo, o vira-latas decide embarcar em uma poltrona toda destruída, que ele chama de Titanica, e navegar pelo Rio Doce para tentar encontrar sua dona.

Pode parecer um assunto complicado de se falar, mas Juliana promete que tudo é tratado com muito respeito e poesia. A ideia, ela diz, é transmitir esperança às crianças que assistirem.

“Acreditamos que podemos sempre aprender com as histórias, mesmo elas sendo tristes. A arte é um instrumento de comunicação poderoso. Através dela, podemos alcançar lugares escondidos nos corações das pessoas”, completa Alício Amaral, ator da peça.

Em sua jornada, o cachorrinho faz vários amigos, entre eles um trem de ferro, uma peixinha, um curumim, e até mesmo uma figura muito misteriosa, de causar arrepios. Mesmo assim, garante Alício, ele não desiste nunca.

“Ele nos desafia a não ficarmos tristes, e, em vez disso, usar nosso cérebro e nossa imaginação para preparar, inovar e nos adaptar aos problemas que enfrentamos”, adianta.


VIDA DE CÃO, CORAÇÃO DE HERÓI

De Cia. Mundu Rodá. Direção Juliana Pardo. Com Alício Amaral, Amanda Martins e outros. Dias 29 e 30 de março, às 16h. Nos canais da companhia no Youtube www.youtube.com/munduroda e no Facebook www.facebook.com/munduroda. Gratuito. Tradução simultânea em libras.

TODO MUNDO LÊ JUNTO

Texto com este selo é indicado para ser lido por responsáveis e educadores com a criança

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas