Siga a folha

Grupos neonazistas alemães fazem festival de rock no aniversário de Hitler

Enquanto evento ocorria em Ostritz, vizinhos reagiram fazendo de um festival paralelo pela paz

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

REUTERS | Reuters

Centenas de neonazistas se juntaram no Leste da Alemanha para um festival de rock de extrema direita iniciado na sexta-feira (20), aniversário de Adolf Hitler, enquanto vários vizinhos reagiram ao ato participando de um festival paralelo pela paz.

O festival “Escudo e Espada” foi realizado na cidade de Ostritz, que faz fronteira com a Polônia, entre sexta-feira e sábado (21). Hitler nasceu na Áustria, em 20 de abril de 1889.

Produtos de extrema direita, como tanques de brinquedo, eram vendidos no evento. Uma placa dizia “Irmandade Ariana” e um pôster do Partido Nacional Democrático, de extrema direita, protestava contra a chegada de mais de um milhão de imigrantes à Alemanha desde 2015, com o slogan “Creches em vez de campos de refugiados”.

Participantes do festival "Escudo e Espada", de grupos neonazistas, se agrupam para entrar no hotel Neisseblick, em Ostritz, onde ocorrem as apresentações - John Macdougall/AFP

Policiais estavam por perto, realizando batidas em estradas que levavam ao festival e na estação de trem mais próxima. Eles afirmaram terem prendido uma pessoa de 31 anos que fez uma saudação “Heil Hitler”, o que é ilegal.

A Alemanha tem leis estritas quanto ao discurso de ódio e símbolos ligados a Hitler e os nazistas, que governaram o país de 1933 a 1945.

Além do festival pela paz na praça do mercado de Ostritz, que vai até este domingo (22) e, segundo alguns veículos de imprensa alemães, reuniu 1 mil pessoas na sexta-feira, a polícia disse que também haveria um evento ciclístico para protestar contra a extrema direita no sábado.

Faixa estampa a frase "Solidaridade com Ostritz, extrema direita não faz rock", no protesto contrário ao festival neonazista ocorrido na cidade alemã - John Macdougall/AFP

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas