Siga a folha

Descrição de chapéu Cinema Televisão

Comitê do FSA aprova novos investimentos com ênfase em animações e games

Produções que promovam a imagem do Brasil no exterior também serão priorizadas

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual, o FSA, se reuniu na manhã desta quarta-feira (12), após convocação do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, para aprovar um novo ciclo de investimentos para o setor audiovisual brasileiro.

Entre os novos projetos criados estão ações voltadas à formação e à inserção de jovens realizadores no mercado, com ênfase em editais voltados aos setores de animação e de jogos eletrônicos. Também serão priorizados projetos audiovisuais que promovam a imagem do Brasil dentro e fora do país, com o objetivo de alavancar o turismo.

Detalhes e valores sobre as linhas de investimento serão divulgados pela Secretaria Especial da Cultura e pela Ancine, a Agência Nacional do Cinema, na próxima reunião do comitê, prevista para o início de setembro.

Além do ministro do Turismo, participaram do encontro o secretário Mario Frias e Alex Braga Muniz, diretor-presidente substituto da agência.

A reunião também tratou da atual situação orçamentária e financeira do FSA e fez um balanço das linhas de crédito emergenciais lançadas pelo governo em meio à pandemia e do Peape, o Plano Especial de Apoio ao Pequeno Exibidor.

Este tem por objetivo destinar R$ 8,5 milhões como socorro a 172 empresas exibidoras de cinema do país. O número é menor do que era originalmente esperado.

As novas propostas foram as primeiras aprovadas pelo novo ciclo de gestão da Ancine —recentemente, os mandatos de Vinícius Clay e Edilásio Barra como diretores substitutos do órgão foram renovados.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas