Siga a folha

Descrição de chapéu Filmes

Ômicron abala Oscar 2022, que adia cerimônia de gala diante da nova variante

Premiação honorária que ocorreria em 15 de janeiro celebra trajetória de atores que marcaram o cinema

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

AFP

A 12ª cerimônia de gala do Oscar honorário, que estava prevista para acontecer em 15 de janeiro de 2022, foi adiada em virtude da variante ômicron do coronavírus, anunciou a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood nesta quarta.

"Nós tomamos a difícil decisão de mudar nossos planos de celebrar a gala presencial dos prêmios do Conselho de Governadores em 15 de janeiro", disse a Academia em nota.

Diretor Spike Lee abraça o ator Samuel L. Jackson no Oscar de 2019 - Mike Blake/REUTERS

"Dadas as incertezas em torno das variantes [do coronavírus] e o impacto que poderiam ter na nossa comunidade, nós achamos que essa foi a melhor e mais segura decisão a se tomar para nossos convidados e homenageados. Planos de reagendamento virão numa data futura conforme continuamos a priorizar a saúde e o bem-estar de todos os envolvidos."

Entre os homenageados desta edição estão os atores Samuel L. Jackson, Danny Glover, Liv Ullmann e a diretora Elaine May. A gala do Conselho de Governadores da Academia costuma celebrar a trajetória de artistas do cinema hollywoodiano e antecede a premiação principal, que segue marcada para o dia 27 de março.

O início da temporada de premiações de Hollywood contou com várias estreias presenciais, galas e recepções, mas diversos eventos foram cancelados ou adiados nos últimos dias.

A Califórnia tem a menor taxa de casos de Covid-19 nos Estados Unidos (3,3%) e continua sendo "um líder no país em termos de doses administradas da vacina", disse o governador Gavin Newsom nesta quarta-feira.

Porém, o estado viu "um aumento significativo no número de casos suspeitos" na semana passada, alertou. De acordo com as estatísticas, a ômicron já se tornou a variante dominante do coronavírus no estado.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas