Siga a folha

Mario Frias foi o mais longevo secretário da Cultura de Bolsonaro; veja os outros

Além de Regina Duarte, pasta teve integrante demitido por flertar com nazismo e economista sem experiência na área

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Mario Frias foi o chefe da Secretaria Especial da Cultura que mais durou no governo Bolsonaro –ele tomou posse em 23 de junho de 2020 e permaneceu no posto por quase dois anos até deixar a pasta, nesta quinta, para se lançar a deputado federal pelo PL de São Paulo.

O ex-galã de "Malhação" foi o quinto escolhido do presidente para a Cultura, pasta fortemente influenciada por Eduardo Bolsonaro e criadora constante de polêmicas nas redes sociais, usadas para animar a base de eleitores do governo com ataques à classe artística.

O ex-secretário da Cultura Mario Frias - Pedro Ladeira/Folhapress

Regina Duarte

Frias assumiu após uma passagem de dois meses de Regina Duarte pelo órgão, no início da pandemia –a atriz quase passou mais tempo em "namoro e noivado" com Bolsonaro do que no governo, propriamente. Regina rompeu um contrato de 50 anos com a Globo para assumir a chefia da Cultura e saiu da pasta com a proposta de assumir a Cinemateca Brasileira, algo que nunca se concretizou.

O curtíssimo reinado da atriz foi marcado ainda por um chilique ao vivo durante uma entrevista na televisão. Ela ficou irritada quando a CNN mostrou um vídeo enviado pela atriz Maitê Proença, pedindo que desse soluções para a classe artística em meio à pandemia.

Na entrevista, Regina também foi questionada por ter se mantido em silêncio diante da morte de diversos artistas durante a pandemia. Ela minimizou o assunto e disse que não queria fazer um "obituário" na pasta. A secretária então foi questionada sobre as mortes e as torturas do período militar. "Stálin, quantas mortes. Hitler, quantas mortes?", respondeu.

Roberto Alvim

O fantasma do nazismo parece rondar a pasta. O secretário Roberto Alvim, anterior a Regina, foi demitido depois de fazer em vídeo um discurso recheado de referências a Joseph Goebbels, ministro da Propaganda da Alemanha nazista e gerar uma imensa onda de repúdio da opinião pública.

A estética do vídeo, a aparência do secretário, o vocabulário, o tom de voz e a trilha sonora escolhida também fizeram várias personalidades compararem a divulgação à publicidade nazista. Alvim, um ex-diretor de teatro que ficou pouco mais de dois meses na Cultura e sumiu após ser exonerado, reapareceu há poucas semanas, quando lançou uma biografia do lutador de jiu-jítsu Renzo Gracie.

Montagem mostra Roberto Alvim, à esq., e Joseph Goebbels, à dir. - Reprodução e Atelier Bieber/Nather/Bildarchiv Preußischer Kulturbesitz

Ricardo Braga

Antes de Alvim, quando a Secretaria Especial da Cultura ainda era vinculada ao Ministério da Cidadania –hoje ela é subordinada ao do Turismo–, o cargo foi ocupado por Ricardo Braga, economista sem experiência prévia na área cultural.

Formado em economia e com MBA em finanças corporativas, ele fez carreira no mercado financeiro, em bancos e corretoras. Braga não durou nem dois meses no cargo e foi exonerado para assumir um posto no Ministério da Educação.

Henrique Pires

O economista havia substituído Henrique Pires, o primeiro secretário da pasta, um jornalista gaúcho próximo do então ministro Onyx Lorenzoni. Ele pediu demissão cerca de nove meses após assumir, por não admitir que o governo impusesse "filtros" à cultura.

A saída de Pires ocorreu pouco depois da suspensão de um edital com projetos LGBT para TVs públicas. Na ocasião, Pires disse a este jornal que aquele era a "gota d'água" de uma série de tentativas do governo de impor censura a atividades culturais e que havia meses vinha tentando contornar tentativas de cerceamento à liberdade de expressão.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas