Siga a folha

Descrição de chapéu Televisão pantanal

Nova 'Pantanal' terá menos nudez, diz autor do remake, neto de Ruy Barbosa

'Hoje, pelo contrário, a gente se policia com 90% do que fala', diz Bruno Luperi, o autor da nova versão da novela

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Bruno Luperi, diretor do remake da novela "Pantanal" e neto de Benedito Ruy Barbosa, o autor da clássica versão transmitida na TV Manchete nos anos 1990, disse que sua versão do drama terá menos nudez. A afirmação foi dada em reportagem da Folha sobre a novela, que chegou a ser rejeitada à época pela Globo, a mesma emissora que agora produz o remake.

Cena da novela 'Pantanal' com os personagens Joventino, vivido por Irandhir Santos, e José Leôncio, vivido por Renato Góes - João Miguel Jr./TV Globo

Sobre o avanço da nudez que a novela proporcionou na época, com os infindáveis banhos de rio de suas atrizes, há a percepção de que aquela era uma produção realizada pouco depois do fim da censura, na avaliação de Luperi. "Eles vinham de uma pós-ditadura, de uma experiência de liberdade muito grande, de testar limites. Hoje, pelo contrário, a gente se policia com 90% do que fala para se dirigir à massa. Vivemos um tempo bem mais delicado", afirmou ele.

O novo autor sabe que serão feitas inúmeras comparações entre sua "Pantanal" e a de seu avô. "O desafio é esse. Meu ponto de partida é que poucas pessoas serão mais fãs da obra do meu avô do que eu. E 'Pantanal' mexe muito com a memória afetiva das pessoas", disse Luperi

Para viver Juma Marruá, a personagem que que vira onça e que foi vivida por Cristiana Oliveira na primeira versão, foi escolhida a atriz Alanis Guillen. Juliana Paes, Renato Góes, Bruna Linzmeyer e Jesuíta Barbosa estão entre os autores que formam o elenco da produção atual.

Recusada pela Globo quando Benedito Ruy Barbosa a ofereceu à emissora, "Pantanal" estreou na TV Manchete e se tornou um clássico, inaugurando uma tradição de teledramaturgias que retratam o mundo rural. O remake de "Pantanal" vai ao ar a partir do dia 28, no horário nobre da Globo, às 21h30.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas