Siga a folha

Descrição de chapéu Televisão pantanal

'Pantanal' estreia hoje com projeto esnobado pela Globo e que estourou na Manchete

Novela que se tornou um clássico da teledramaturgia brasileira nos anos 1990 volta com nova versão na Globo

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O remake de "Pantanal" estreia nesta segunda-feira (28/3), na Globo, dividido entre as tantas opções de conteúdo do streaming, com uma superprodução de ritmo mais lento e trama mais leve do que o habitual para o horário.

A novela original, exibida na TV Manchete em 1990 e dirigida por Jayme Monjardim, ousou ao transpor para a televisão uma linguagem mais cinematográfica, com cenas contemplativas da paisagem pantaneira, sons da natureza e até o silêncio.

O projeto do autor Benedito Ruy Barbosa havia sido recusado pela Globo, que não quis arcar com os custos elevados das filmagens no Pantanal. O barato saiu caro: com a novela, a Manchete conseguiu deixar seguidas vezes a Globo para trás no Ibope, algo inédito, e, com isso, passar a ser disputada por anunciantes.

O feito tem ainda mais relevância quando se considera o contexto político e econômico do país, que enfrentava o congelamento da caderneta de poupança dos brasileiros imposto pelo Plano Collor e a consequente retração em investimentos, inclusive publicitário.

O remake deve ter cerca de 170 capítulos, e os 60 primeiros foram dirigidos por Rogério Gomes, o Papinha. O diretor atuava na Globo havia 42 anos e, a dez dias da estreia de "Pantanal", anunciou a sua saída, dizendo que iria investir em projetos pessoais.

À Folha, uma semana antes da demissão, Papinha não havia demonstrado a intenção de abandonar "Pantanal" antes do fim, mas admitiu cansaço com "trabalho violento" que é dirigir uma novela, e afirmou que essa seria a sua última. Comentou que precisava "desacelerar" a sua vida e deixou transparecer certo desgaste com o comando da emissora, ao falar que pretendia dar ao remake a mesma linguagem da versão original, "se permitirem, porque, na Globo, são muitos canais [de decisão]".

Os personagens Joventino e José Leôncio, interpretados por Irandhir Santos e Drico Alves, respectivamente, em cena da novela 'Pantanal', remake da Globo - João Miguel Júnior/Globo

O remake da novela "Pantanal", que marcou a teledramaturgia brasileira em sua primeira versão, transmitida em 1990 na Rede Manchete, estreia na Globo nesta segunda (28) na faixa das 21h.

A nova produção tem autoria de Bruno Luperi, neto de Bendito Ruy Barbosa, dramaturgo que foi recusado pela Globo quando ofereceu a novela à emissora pela primeira vez.

Apresentando os personagens e a trama principal do folhetim, o primeiro capítulo de "Pantanal" narra como José Leôncio, ainda criança —a personagem é interpretada em diferentes fases por Drico Alves, Marcos Palmeira e Renato Goes—, é ensinado a ser peão por seu pai, o fazendeiro Joventino, interpretado por Irandhir Santos.

O episódio apresenta também o personagem Anacleto, peão da fazenda que incentiva seus colegas a se revoltarem contra o patrão, Joventino.

Entre os personagens marcantes da novela estão Juma Marruá, Guta e o Velho do Rio. Além dos nomes que figuram no primeiro capítulo, o elenco conta com atores como Alanis Guillen, Juliana Paes, Murilo Benício, Juliano Cazarré, Jesuita Barbosa, Bruna Linzmeyer, José Loreto, Dira Paes, Almir Sater e Silvero Pereira.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas