Siga a folha

Esboços inéditos de Modigliani são encontrados sob pintura 'Nu com Chapéu'

Enquanto obra era analisada para exposição, surgiram figuras num estilo diferente daquele consagrado pelo italiano

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Três novos esboços do pintor italiano Amedeo Modigliani foram descobertos por pesquisadores do Museu Hecht da Universidade de Haifa, em Israel, durante uma observação detalhada do quadro "Nu com Chapéu", de 1908.

Como é possível ver nas imagens, os curadores da instituição fizeram um raio-x da pintura em preparação para uma nova exposição na Filadélfia em outubro. Nisso, puderam ver ali, no quadro que integra o acervo do museu desde 1983, silhuetas de antigos desenhos do pintor, ainda sem os traços característicos de sua arte, como pescoços longos e finos ou membros ágeis, representando mais uma fase inicial do autor.

O quadro 'Nu com chapéu', de 1908, pintado por Amedeo Modigliani - Museu Hecht/Universidade de Haifa/Reprodução

Nessa pintura, uma figura oculta —o retrato de Maud Abrantés, uma amiga de Modigliani— já havia sido descoberta em 2010. Agora, buscando trazer mais detalhes dela foi possível identificar um homem e uma mulher com o cabelo preso em um coque.

Desenho encontrado em raio-x do quadro 'Nu com Chapéu', de 1908, pintado por Amedeo Modigliani - Museu Hecht/Haifa University/Reprodução

A historiadora de arte do museu, Inna Berkowits, descreveu a tela, que agora soma cinco figuras de Modigliani, como "um caderno de esboços em uma tela" refletindo a "busca sem fim do artista por expressão artística".

Desenho encontrado em raio-x do quadro 'Nu com chapéu', de 1908, pintado por Amedeo Modigliani - Museu Hecht/Haifa University/Reprodução

Descoberta semelhante houve em 2018, num quadro do italiano guardado na Tate, em Londres, também pela análise de um raio-x.

São achados até que recorrentes no mundo das artes, vide a descoberta de um autorretrato inédito de Van Gogh nesta semana, no qual ele aparece com a sua célebre orelha intacta.

Desenho encontrado em raio-x do quadro 'Nu com Chapéu', de 1908, pintado por Amedeo Modigliani - Museu Hecht/Haifa University/Reprodução

A obra foi descoberta graças a um estudo de raios-x da tela "Retrato de Mulher (Cabeça de Camponesa)", feita em 1885 por Van Gogh, antes de uma exposição sobre o impressionismo no Museu Escocês, no Reino Unido.

O retrato foi encontrado atrás da tela, coberto por camadas de cola e papelão, que aparentemente foram colocadas antes de uma exposição no início do século 20.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas