Siga a folha

Beyoncé troca música de 'Renaissance' após Kelis dizer que batida foi roubada

Faixa 'Energy' trazia elementos de 'Milkshake' mas, apesar dos créditos, artista reclamou de melodia reinterpretada

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Beyoncé trocou a gravação da faixa "Energy" nas plataformas de streaming nesta terça-feira, parte do seu novo álbum "Renaissance", lançado há quatro dias. Isso porque a versão original da música irritou a cantora Kelis, que era citada musicalmente na canção com elementos de "Milkshake", do duo Neptunes —formado por Pharrell Williams e Chad Hugo— e interpretada por ela.

Retrato de Beyoncé para a divulgação do disco 'Renaissance' - Divulgação

Mesmo com os devidos créditos à faixa original em seu site, Kelis reclamou que a citação, vista de forma elogiosa por alguns fãs, como "roubo" em um comentário nas redes sociais. Isso porque Beyoncé usou uma interpolação da música —isto é, trechos reinterpretados dentro de sua canção— em vez de samples —o uso de trechos da gravação original. Com isso, a voz de Kelis não estava na música, apenas a melodia da canção que interpretou.

Após as reclamações, Beyoncé apagou a versão original e substituiu por uma nova mixagem, já sem os elementos de "Milkshake" —os créditos também foram retirados.

A cantora norte-americana Kelis Rogers - Divulgação

Esta é a segunda vez que os últimos sucessos da americana viram centro de uma polêmica. A faixa "Heated", também de "Reinassance", terá ainda um verso alterado após reclamações contra o uso da palavra "spaz" na letra, um termo pejorativo para falar de pessoas com um tipo de paralisia cerebral.

Após protestos de ativistas, a produção de cantora pediu desculpas, dizendo que a palavra não foi usada de forma preconceituosa —afinal, fazia referência a nádegas que teriam "espasmos"—, e avisou que o trecho será substituído.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas