Siga a folha

Descrição de chapéu Televisão

Lula deseja coração corintiano para Faustão após transplante do apresentador

Fausto Silva está internado no hospital Albert Einstein, onde foi submetido a uma cirurgia no domingo

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O presidente Lula, do PT, usou as redes sociais para desejar que Faustão tenha uma vida longeva após o apresentador ter se submetido a um transplante de coração no domingo, dia 27.

"Eu vi que o Faustão recebeu um transplante de coração. Quem cuida disso é o SUS. Eu desejo ao Faustão que viva mais cem anos e, quem sabe, talvez esse coração seja corintiano", escreveu o presidente. "Que Deus te abençoe e você se recupere logo."

O apresentador Fausto Silva, o Faustão, passou por um transplante de coração no domingo, dia 27 - Renato Pizzutto/Band

Faustão no momento se recupera da cirurgia em uma UTI. De acordo com os médicos, o novo órgão está funcionando como o esperado e o apresentador passa bem.

O procedimento ao qual foi submetido gerou nas redes sociais acusações de que o apresentador teria sido beneficiado na lista de pacientes à espera de um transplante.

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, se manifestou para rebater fake news sobre o tema.

"Um momento como esse serve para a gente conhecer melhor o Sistema Nacional de Transplante, mas infelizmente muita gente que é anti-SUS quer usar esse momento para espalhar fake news, o que é muito grave", diz o ministro no vídeo.

A exemplo do que aconteceu com o apresentador Fausto Silva, o Faustão, de 73 anos, Mussum também teve prioridade na fila de transplante de coração. O humorista de "Os Trapalhões" e músico ficou cinco dias internado com insuficiência cardíaca grave até receber o órgão.

No caso do humorista, o transplante era necessário porque ele tinha uma miocardiopatia dilatada, doença em que o coração aumenta seu tamanho e não trabalha satisfatoriamente. O transplante transcorreu bem e não houve rejeição ao novo órgão.

No último fim de semana, foi Faustão quem passou pela cirurgia de transplante de coração. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, ele contou com uma combinação de fatores técnicos para receber o coração de um doador, no domingo.

A seleção gerada para esse coração trouxe 12 pacientes que atendiam aos requisitos. Entre os potenciais receptores, quatro tinham prioridade devido à gravidade das suas condições de saúde. O apresentador ocupava a segunda posição nessa seleção.

A equipe transplantadora do paciente que ocupava a primeira posição decidiu pela recusa do órgão e, dessa forma, a oferta seguiu para o segundo paciente, que era Faustão. Recusas podem ocorrer devido a potenciais incompatibilidades entre receptor e doador.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas