Siga a folha

Descrição de chapéu Obituário Donald Sutherland (1936 - 2024)

Morre Donald Sutherland, estrela de 'M.A.S.H' e 'Jogos Vorazes', aos 88 anos

Ator, que recebeu um Oscar, também atuou em clássicos da década de 1970 como 'Casanova de Fellini'

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Morreu aos 88 anos, nesta quinta-feira, o canadense Donald Sutherland, que se inscreveu no panteão dos grandes atores de Hollywood. Atuando em dezenas de filmes, ele se notabilizou por interpretar papeis em clássicos como "M.A.S.H.", de Robert Altman, e "Casanova de Fellini", do italiano Federico Fellini.

A informação foi confirmada por seu filho, Kiefer Sutherland, em um texto nas redes sociais. A causa da morte foi uma "longa doença", mas o comunicado não revelou qual.

O ator Donald Sutherland - REUTERS

"Ele nunca se deixou intimidar por um papel, seja ele bom, seja ruim, seja feio. Ele amava o que fazia, fez o que amava e nunca se pode pedir mais que isso. Foi uma vida bem vivida", escreveu Kiefer.

Sutherland teve uma expressiva atuação no cinema de Hollywood. Pelos jovens, ele se tornou mais conhecido nos últimos anos ao interpretar o presidente Snow na franquia "Jogos Vorazes". Desde 2012, ele viveu o personagem por quatro filmes seguidos.

Foi assim que o artista entrou em contato com as novas gerações, interpretando o vilão que oprimia os distritos de Panem e também rivalizava com Katniss Everdeen, papel de Jennifer Lawrence. O objetivo era evitar uma revolução. Nessa seara, Sutherland também desempenhou papeis marcantes em "Orgulho e Preconceito", "Ad Astra", "Cidadão X" e "The Undoing"

beu, estão um Oscar pelo conjunto da obra, entregue em 2017, além de um Emmy de melhor ator coadjuvante em minissérie e um Globo de Ouro na categoria melhor ator coadjuvante em televisão. A carreira de Sutherland começou ainda no início dos anos 1960, quando fez incursões pelo cinema de gênero, como em "As Profecias do Dr. Terror" e "Os Doze Condenados".

Na década seguinte, o ator estrelaria clássicos como "M.A.S.H.", comédia dramática dirigida por Robert Altman, em que interpretou o capitão Benjamin Franklin Pierce. O filme conta a história de uma unidade médica —conhecida em inglês pela sigla "M.A.S.H."— durante a Guerra da Coreia, com alusões à Guerra do Vietnã, que acontecia naquele momento.

Seu filme de maior prestígio seria, porém, "Casanova de Fellini", em que teve o papel principal, o libertino Giacomo Casanova. Com um ponto de vista muito particular, Fellini contou as aventuras desse personagem do século 18, que viajava pelo continente europeu colecionando histórias de amor. Nos anos 1980, Sutherland trabalhou em "Gente Como a Gente", do diretor Robert Redford, que ganhou o Oscar de melhor filme.

Nascido em Saint John, no Canadá, o ator marcou época em Hollywood e se casou com três atrizes —Lois Hardwick, de 1959 a 1966, e Shirley Douglas, de 1966 a 1971. Do segundo casamento, teve um casal de gêmeos, Rachel e Kiefer Sutherland, também ator, que se notabilizou por estrelar o seriado "24 horas".

Foi depois de um relacionamento com Jane Fonda que Sutherland se casou pela terceira vez, em 1972, com Francine Racette, com quem ficou até o fim da vida e teve mais três filhos. Mais recentemente, ele esteve no elenco da série "Homens da Lei: Bass Reeves", exibida pela Paramount+.

Além de sua mulher e de seus filhos, Donald Sutherland deixa agora quatro netos.

Erramos: o texto foi alterado

Donald Sutherland deixou cinco filhos, não dois.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas