Siga a folha

Descrição de chapéu Livros

Ler os 500 melhores livros da história leva 5 meses e meio, aponta The Economist

Lista compilada pela revista britânica inclui só dois títulos em língua portuguesa, obras de Fernando Pessoa e Paulo Coelho

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Segundo a revista The Economist, o leitor médio levaria um total de cinco meses, 15 dias, 21 horas e 44 minutos para ler os 500 melhores livros de todos os tempos. O ranking das obras foi definido de acordo com a classificação do site Thegreatestbooks.org, que compila mais de 10 mil livros repetidamente citados em listas de melhores.

O típico consumidor de livros levaria pouco mais de 45 anos para ler 500 títulos

O criador da plataforma, Shane Sherman, desenvolveu um algoritmo que combina mais de 300 rankings de melhores livros, produzidos por diversos veículos e plataformas, e organizou os títulos em ordem de frequência de aparições nessas listas. Quanto mais vezes um livro é escolhido como melhor, mais perto ele está do topo da classificação.

A lista de Sherman está em constante mudança por causa de frequentes atualizações e adições de dados. O tempo indicado no início desta reportagem vem da classificação retratada em julho pela Economist, quando "Cem Anos de Solidão", de Gabriel García Márquez, ocupava o primeiro lugar da lista.

"O Grande Gatsby", de F. Scott Fitzgerald, "Ulisses", de James Joyce, "O Apanhador no Campo de Centeio", de J.D. Salinger, e "1984", de George Orwell, completavam o top cinco. "O Alquimista", de Paulo Coelho, e "Livro do Desassossego", de Fernando Pessoa, são os únicos livros escritos em português que aparecem na lista, em 308° e 482° lugar, respectivamente.

O cálculo do tempo de leitura apresentado na revista foi extraído da plataforma Howlongtoread.com. Ela calcula o tempo aproximado de leitura corrida de um livro com base na sua quantidade de palavras e no ritmo médio de um leitor adulto, que é de 300 palavras por minuto.

"Declínio e Queda do Império Romano", de Edward Gibbon, é a leitura mais demorada da lista. Com 1.600.575 palavras, a obra leva em torno de três dias, 16 horas e 55 minutos para ser lida. Já "Onde Vivem os Monstros", infantil de Maurice Sendak, é a leitura mais breve. Com 311 palavras, pode ser lida em um minuto.

Ler os 500 livros seguidos, então, leva pouco mais de cinco meses e meio.

Em contrapartida, segundo um levantamento anterior da revista, o adulto americano que tem o costume de ler consome em média 11 livros por ano. Nesse padrão, um leitor típico levaria pouco mais de 45 anos para ler os mesmos 500 títulos.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas