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Um trabalhador desastrado do Google cometeu um erro que já se tornou clássico nos velozes mercados eletrônicos: apertar a tecla errada em um treinamento e com isso encaminhar um falso anúncio a grande número de páginas da web e apps.
O erro, que aconteceu na noite de terça-feira (4), fez o falso anúncio —um retângulo amarelo sem texto— aparecer em muitos sites e apps nos Estados Unidos e na Austrália, nos quais esteve visível por aproximadamente 45 minutos.
A incapacidade de evitar um erro humano tão corriqueiro é um revés para o Google, que liderou a automação do processo de colocação de publicidade online e é visto em geral como líder na aplicação da inteligência artificial à maneira pela qual esses mercados funcionam.
O Google confirmou o erro e disse que "honrará os pagamentos aos provedores de conteúdo por quaisquer anúncios adquiridos".
A empresa não se pronunciou sobre a escala do problema, mas uma fonte do setor publicitário estimou um custo potencial de US$ 10 milhões (R$ 39 milhões).
O erro aconteceu quando um grupo de trainees na área de publicidade do Google estava sendo ensinado a usar o sistema eletrônico, disse uma pessoa informada sobre o erro. Um dos participantes foi além do pretendido e na verdade submeteu uma ordem de compra.
O erro passou despercebido pelo Google por cerca de 45 minutos --período muito longo nos mercados de leilões online de publicidade--, apesar do alcance amplo do anúncio.
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