Siga a folha

Incidente em usina da CSN atinge pelo menos 20 funcionários, diz empresa

Resíduos da produção de aço teriam caído de área específica, gerando grande nuvem de pó

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Rio de Janeiro e São Paulo | Reuters

Um incidente ocorrido nesta quarta-feira (15) na área de aciaria (local onde o ferro é convertido em diferentes tipos de aço) da usina siderúrgica da CSN em Volta Redonda (RJ) atingiu pelo menos 20 funcionários, informou a empresa.

O incidente aconteceu quando os resíduos de uma das três panelas do espaço de produção de aço caíram da área específica, causando forte deslocamento de ar e uma grande nuvem de pó que atingiu os funcionários da empresa.

Segundo a companhia, a produção da área, onde o ferro gusa é convertido em aço, deve retornar à operação ainda nesta quarta-feira.

"A empresa está prestando toda a assistência aos colaboradores e investigando as causas da ocorrência", afirmou a companhia em comunicado.

"Durante a retirada de escória da panela de aciaria houve uma reação que provocou um deslocamento de ar, acompanhado por emissões fugitivas que duraram poucos minutos", afirmou a empresa.

Incidente na área de aciaria (local onde o ferro é convertido em diferentes tipos de aço) da usina siderúrgica da CSN em Volta Redonda (RJ) atingiu pelo menos 20 funcionários - Divulgação

"Os colaboradores que estavam no local foram atendidos pela equipe médica da CSN por terem inalado pó e encaminhados preventivamente para atendimento hospitalar."

De acordo com o sindicato de metalúrgicos da cidade, cerca de 30 pessoas foram intoxicadas no incidente.

O estrondo causado pelo deslocamento de ar foi ouvido por moradores da cidade que também relataram tremor. Uma coluna de fumaça se formou sobre a usina após o incidente chamando a atenção dos moradores.

"Felizmente não estão em estado grave", disse à Reuters uma porta-voz do sindicato sobre o envio de alguns funcionários para hospitais fora da usina. "Eles inalaram fumaça e partículas metálicas", acrescentou.

As ações da CSN exibiam queda de 1,9% às 10h56, enquanto o Ibovespa tinha baixa de 1,5%.

Analistas do Itaú BBA afirmaram que o incidente é "levemente negativo" para a CSN. "Reconhecemos que manchetes negativas podem pesar sobre o preço da ação durante o dia e uma reação exagerada pode fornecer um ponto de entrada atraente."

A empresa vai fazer uma grande reforma no alto forno 3 da usina em junho, que vai deixar o equipamento parado durante 60 dias.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas