Siga a folha

Tesouro vê queda de juros no mercado de títulos públicos

Secretário afirma que baixa é influenciada pela queda das taxas ao redor do mundo

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Brasília

O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, afirmou que as taxas de juros nas negociações de títulos públicos vêm caindo no país. Segundo ele, o movimento é influenciado pela queda das taxas ao redor do mundo. 

"Em diferentes países do mundo, há redução dos juros. Isso leva a uma perspectiva de queda nos juros que está se refletindo nos leilões. Estamos com um cenário de excesso de liquidez nos mercados globais e um cenário de inflação no Brasil bastante benigno", disse. 

Ele afirmou que a queda é influenciada também pela expectativa de aprovação da reforma da Previdência entre os agentes de mercado. "Se a gente compara os juros do ano passado com de um mês atras e de um ano atrás, está tendo uma queda muito forte", disse, acrescentando que o cenário é benéfico para o país ao baixar custos do endividamento público.  
 

O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida. - Alan Marques-16.out.2018/Folhapress

Para ele, no entanto, o cenário ainda demanda atenção e ainda é necessário aprovar as mudanças em aposentadorias para que os juros se consolidem em patamares mais baixos. "Não vamos nos enganar. O cenário fiscal do país é muito frágil", disse. 

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas