Siga a folha

Usinas esperam fim de cota sem tarifa para importação de etanol

Importações têm ficado acima do volume desde que cota foi implementada, em setembro de 2017

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A cota que garante importação sem tarifa de 600 milhões de litros por ano de etanol pelo Brasil deve acabar no final de agosto, de acordo com a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), a principal associação de usinas no país.

Com seu fim, o setor espera limitar importações de etanol dos Estados Unidos. O principal motivo para a limitação é o pagamento da Tarifa Externa do Mercosul (TEC), de 20%. 

As importações têm ficado acima do volume da cota desde que ela foi implementada, em setembro de 2017. Elas são realizadas mesmo com a tarifa, com os norte-americanos escoando seu excedente de produção e respondendo quase pela totalidade das compras brasileiras.

Plantação de cana-de-açúcar no município de Borá, região centro-oeste de São Paulo - Alf Ribeiro/Folhapress

"A expectativa é de que acabe essa cota", disse o diretor-executivo da Unica, Eduardo Leão, ao ser questionado pela Reuters.

Segundo Leão, manter qualquer facilidade para importações de etanol dos Estados Unidos criaria um problema adicional à indústria de cana, que se preparou para o fim da cota.

As importações de etanol anidro pelo Brasil mais que dobraram em 2017, para 1,8 bilhão de litros, o que levou o país a impor barreiras —o combustível, até agosto daquele ano, estava em uma lista de exceção da TEC e tinha tarifa zero.

Em 2018, quando a tarifa para volumes extra cota vigorou pelo ano inteiro, o Brasil registrou importações de cerca de 1,7 bilhão de litros, segundo dados Agência Nacional de Petróleo (ANP). A agência reguladora aponta também compras externas de cerca de 800 milhões de litros de janeiro a maio de 2019.

O etanol anidro é misturado à gasolina e seu consumo tem se mantido relativamente fraco no país. Já o consumo de etanol hidratado, usado diretamente nos carros, segue crescente no Brasil, mesmo com o setor enfrentando dificuldades para aumentar a produção de cana no centro-sul.

Trump não citou um produto especificamente, mas disse que o Brasil coloca muitas tarifas para importações. Os Estados Unidos são os maiores produtores globais de etanol. Eles  fabricam o combustível a partir do milho, cuja produção tem forte relação com a base eleitoral de Trump.

Anteriormente, a Unica chegou afirmar que, se visam o livre comércio, os Estados Unidos everiam abrir seu mercado de açúcar, que tem restrições a exportações do Brasil, o maior exportador global.

Leão destacou que o setor quer o fim da cota sem tarifa, "mas nada impede que no médio e longo prazos haja espaço para uma discussão" comercial com os Estados Unidos, que possa envolver açúcar e etanol.
 

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas