Siga a folha

Descrição de chapéu tecnologia Facebook

WhatsApp recebe aval para lançar função de pagamentos na Índia

Aplicativo tem mais de 400 milhões de usuários no mercado indiano; no Brasil, função aguarda BC

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Chennai | Reuters

O WhatsApp recebeu aval para lançar seu serviço de pagamentos na Índia começando com 20 milhões de usuários, disse o principal processador de pagamentos do país nesta quinta-feira, dando ao aplicativo do Facebook uma entrada num mercado gigante.

O WhatsApp, que tem mais de 400 milhões de usuários na Índia, seu maior mercado, vai competir com Google Pay, Paytm e PhonePe, do Walmart.

O WhatsApp há muito tenta cumprir regulamentações indianas, incluindo normas de armazenamento de dados que exigem que todas as informações relacionadas a pagamentos sejam armazenadas localmente.

Pagamentos via WhatsApp no Brasil ainda dependem de liberação pelo Banco Central - Reprodução

"O WhatsApp pode expandir sua base de usuários de Interface Unificada de Pagamentos de maneira gradativa, começando com uma base máxima de usuários registrados de 20 milhões", disse a National Payments Corporation of India (NPCI) em comunicado.

Criada em 2008, a NPCI é uma empresa sem fins lucrativos que conta com mais de 50 bancos como acionistas, incluindo o State Bank of India, Citibank e HSBC.

O WhatsApp anunciou em junho parceria com Banco do Brasil, Cielo e as bandeiras de cartões Visa e Mastercard para pagamentos, mas o Banco Central suspendeu essa operação, autorizando-a apenas para testes.

Na semana passada, o presidente-executivo da Cielo, Paulo Caffarelli, disse esperar que o BC autorize já neste mês o uso do WhatsApp para pagamentos.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas