Siga a folha

Descrição de chapéu jornalismo

Folha e FGV Ibre analisam risco de 'bolha' no mercado imobiliário

Mercado passa por um boom de lançamento mesmo após efeitos da pandemia sobre o emprego e a renda das famílias

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O boom de lançamentos imobiliários nos últimos meses em alguns grandes centros do país, sobretudo em São Paulo, acendeu o alerta para a possibilidade desse mercado estar passando por uma “bolha" —especialmente após os efeitos da pandemia da Covid-19 sobre o emprego e a renda das famílias.

Em 2020, a própria indústria da construção civil, um dos setores mais intensivos em mão de obra e que emprega 6,7 milhões de pessoas —respondendo por cerca de 6% do Produto Interno Bruto—, sofreu um duro golpe com a pandemia.

O setor amargou queda de 7% em sua atividade no ano passado, segundo dados do IBGE. Apesar disso, é grande o número de novos empreendimentos residenciais, segmento também considerado por muitos como alternativa de investimento no atual cenário de juros menores.

Para debater o tema, a Folha e o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas, farão nesta quarta (31), a partir das 10h, o seminário online "Há bolha no mercado imobiliário?”.

Participam Ana Maria Castelo, pesquisadora do FGV Ibre, Alberto Ajzental, professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, e Paulo Picchetti, professor do FGV Ibre. A mediação do encontro será feita pelo repórter especial da Folha Fernando Canzian.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas