Siga a folha

Descrição de chapéu trânsito

Acidente com Tesla mata dois nos EUA; suspeita é de falha no piloto automático

Veículo estava em alta velocidade quando pegou fogo; vítimas tinham 59 e 70 anos

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

UOL

Dois homens morreram depois que um veículo da Tesla bateu em uma árvore na noite de domingo (18) em Woodlands, ao norte de Houston, no Texas (EUA). A sargento Cinthya Umanzor, do condado de Harris, disse à emissora KHOU-TV que "não havia ninguém no banco do motorista".

Segundo as autoridades, o veículo, um Tesla Model S 2019, viajava em alta velocidade, perdeu o controle durante uma curva antes de atingir uma árvore carro elétrico pegou fogo. Depois que os bombeiros contiveram o incêndio, os dois corpos foram encontrados. Um estava no lugar do passageiro e outro no banco de trás. As vítimas não tiveram os nomes divulgados, mas tinham 59 e 70 anos.

Destroços de um veículo da Tesla após acidente no estado do Texas (EUA) - Scott J. Engle - 17.abr.21/Reuters

O episódio retoma o debate sobre a segurança de carros autônomos, que se locomovem sem a necessidade de um motorista ao volante, e ocorre em meio a um crescente crise de credibilidade sobre o Autopilot (piloto automático, em tradução livre) após uma sequência de acidentes.

O empresário Elon Musk, presidente-executivo da Tesla, respondeu na segunda-feira (19) a uma publicação do jornal The Wall Street Journal em uma rede social. De acordo com Musk, o carro acidentado não estava com o piloto automático ligado.

Musk disse, ainda, que o sistema Autopilot requer ruas com demarcações claramente delimitadas, o que segundo ele não caracteriza a via onde ocorreu o acidente.

As autoridades locais ainda investigam se o airbag do passageiro dianteiro disparou e se o sistema de direção Autopilot estava ativado no momento do acidente.

A Tesla recomenda aos condutores que, ainda que usem seu sistema Autopilot, fiquem atentos ao trajeto e prontos para assumir o controle do veículo, se necessário for.

A agência de segurança automotiva dos EUA —National Highway Traffic Safety Administration— investiga 27 acidentes com veículos da empresa de Elon Musk.

A Tesla deve liberar em breve o seu software "direção totalmente autônomo" atualizado. Sobre o lançamento, Musk, disse que está "altamente confiante de que o carro será capaz de dirigir sozinho com confiabilidade superior à humana".

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas