Siga a folha

Descrição de chapéu Guerra na Ucrânia Rússia

Bancos russos devem começar a emitir cartões com sistema chinês

Nesta semana, Visa e Mastercard informaram a suspensão das operações na Rússia

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Londres | Reuters

Cartões de crédito emitidos por bancos russos que usam os sistemas de pagamento Visa e Mastercard deixarão de funcionar no exterior a partir de 9 de março, disse o Banco Central da Rússia neste domingo (6), acrescentando que algumas instituições financeiras locais procurariam usar o sistema UnionPay da China.

De acordo com a entidade, a proibição no exterior também se aplica a cartões emitidos por subsidiárias locais de bancos estrangeiros.

Logo da UnionPay em cartaz de loja em Macau - Tyrone Siu - 20.nov.2013/Reuters

O anúncio veio depois que as empresas de pagamentos dos EUA Visa e Mastercard informaram a suspensão das operações na Rússia, juntando-se à lista de empresas que estão cortando laços comerciais com a Rússia.

O Banco Central acrescentou que muitos bancos russos planejam emitir cartões usando o UnionPay, um sistema que disse estar habilitado em 180 países.

Embora vários bancos russos já usem o UnionPay, outros, incluindo o Sberbank e o Tinkoff, podem começar a emitir cartões com o sistema de pagamentos doméstico da Rússia com o UnionPay, acrescentou.

Os cartões Mastercard e Visa emitidos na Rússia seriam aceitos dentro do país até o vencimento, disse o banco.

Para tentar tranquilizar seus clientes, os bancos russos anunciaram também neste domingo que estavam trabalhando na emissão de cartões com a bandeira UnionPay. As empresas reconheceram que os russos que estão em viagem fora do país terão mais dificuldades. "Se você está no exterior, recomendamos que saque dinheiro em espécie", disse o Alfa Bank.

(Com AFP)

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas