Siga a folha

Descrição de chapéu Aeroin Rússia

Putin encontra comissárias da Aeroflot e fala sobre a guerra; veja vídeo

Visita foi no mesmo dia em que aérea russa anunciou suspensão de voos internacionais

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Carlos Ferreira
São Paulo | Aeroin

Em um vídeo divulgado neste sábado (5) pela mídia russa, o presidente Vladimir Putin aparece em encontro com ao menos 16 comissárias de bordo da empresa aérea Aeroflot, para as quais fala sobre a guerra na Ucrânia, que ele chamou de "uma operação especial e não de uma invasão".

A reunião, segundo a mídia local, aconteceu durante visita a um centro de treinamento da companhia aérea Aeroflot, nos arredores de Moscou. A empresa russa anunciou neste sábado a suspensão dos voos internacionais a partir de terça (8), em meio a sanções ocidentais contra a Rússia.

Vladimir Putin posa entre comissárias de bordo da companhia aérea russa Aeroflot, em visita a centro da empresa nos arredores de Moscou - Mikhail Klimentyev/Sputnik/AFP

A decisão, segundo comunicado, foi motivada por "novas circunstâncias que prejudicam as operações de voo". No final de fevereiro, a União Europeia fechou seu espaço aéreo a aviões russos. A Aeroflot manterá as viagens domésticas e os voos para a Belarus.

Na conversa com as comissárias, Putin diz que "as sanções ocidentais parecem uma declaração de guerra" e que "aqueles que estão lutando na Ucrânia estão lutando pelo futuro de nossas crianças".

Retórica à parte, o que mais chamou a atenção dos internautas foi a divulgação da imagem do presidente cercado pelas comissárias em uma mesa comprida e, em pose para foto, laeado por cinco delas, todas jovens, uniformizadas de vermelho vivo e segurando um buquê de flores.

A proximidade e a ausência de máscara contrastam com o distanciamento social mantido recentemente por Putin em encontro com líderes políticos que se recusaram a fazer testes de Covid em laboratórios russos.


A visita à empresa aérea também serviu de mote para uma onda de piadas na internet.

"Putin se reúne com a Aeroflot, que é, de fato, uma zona de exclusão de voo", diz um usuário, enquanto ironiza o fato da empresa ter sido afetada pelas sanções.

Um dos orgulhos do governo russo, a empresa aérea foi duramente afetada pelas sanções, principalmente pelo cancelamento de contratos das empresas de leasing —que fornecem as aeronaves em uma espécie de aluguel especial usado no setor de aviação.

Também foram cortados o acesso a sistemas de venda de passagens, e uma boa parte de suas rotas mais rentáveis foi bloqueada por países que se opõem à ação militar da Rússia.

Segundo analistas, a visita de Putin pode ter, entre outros motivos, o de "levantar o moral" da companhia.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas