Siga a folha

Descrição de chapéu twitter Rússia

Ucrânia questiona aquisição do Twitter após divergências com Musk

Bilionário publicou uma enquete no Twitter na qual propunha que a Ucrânia cedesse permanentemente a Crimeia à Rússia

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Max Hunder
Kiev | Reuters

Um alto funcionário ucraniano expressou ceticismo neste sábado (29) sobre a aquisição do Twitter por Elon Musk. As relações do bilionário com Kiev têm sido precárias desde que Musk sugeriu no início de outubro que a Ucrânia deveria desistir de terras ocupadas pela paz.

"O pássaro realmente conseguiu sua liberdade ou acabou de se mudar para uma nova gaiola?", afirmou neste sábado em um tuíte o assessor presidencial ucraniano Mikhailo Podoliak.

Elon Musk, presidente da Tesla, da SpaceX e recém-comprador do Twitter - Joe Skipper/Reuters

Após concluir a aquisição da rede social, Musk expressou desejo de alterar a moderação de conteúdo do Twitter e tuitou que "o pássaro foi libertado", em referência ao símbolo da plataforma.

Podoliak apontou para a "moderação incomum" de Musk no site.

Musk provocou a fúria de Kiev e elogios de Moscou este mês quando postou uma enquete no Twitter na qual propunha que a Ucrânia cedesse permanentemente a Crimeia à Rússia, que novos referendos fossem realizados sob os cuidados da ONU para determinar o destino do território controlado pela Rússia e que a Ucrânia concordasse com a posição de neutralidade.

Já a Rússia expressou uma reação contrária a de Kiev sobre a nova aquisição do bilionário. O vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitri Medvedev, deus seus parabéns a Musk pelo Twitter na sexta-feira (29).

"Boa sorte Elon Musk em superar o preconceito político e a ditadura ideológica no Twitter. E pare com esse negócio de Starlink [projeto de satélites de Musk] na Ucrânia", escreveu Medvedev, referindo-se aos milhares de dispositivos de internet conectados por satélite que a empresa SpaceX, de Musk, opera na Ucrânia.

O Starlink é uma ferramenta de comunicação fundamental para as forças armadas da Ucrânia, uma vez que a conexão móvel e à internet regular está ausente ou não é segura em muitas áreas da linha de frente do confronto.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas