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Carros elétricos no Brasil: Audi renova SUV, que agora se chama Q8 e-tron

Houve melhorias no desempenho e na autonomia, segundo fabricante

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São Paulo

A versão Sportback do SUV e-tron mudou e passou a integrar a linha Q8. Houve melhorias em desempenho e autonomia, com bons números aferidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia.

O utilitário de luxo foi do zero aos 100 km/h em 5,8 segundos, ótimo resultado para um carro que pesa 2.715 quilos. A autonomia na cidade é de 367 km.

Audi Q8 e-tron Sportaback é revelado em evento na Índia - Francis Mascarenhas/Reuters

Veja os resultados dos testes de desempenho e consumo feitos pela Folha em parceria com o IMT (Instituto Mauá de Tecnologia).

Audi Q8 e-tron Sportback

Preço: R$ 699.990 (março/2024)
Motor: Dois elétricos, dianteiro e traseiro
Potência: 408 cv
Torque: 67,7 kgfm
Transmissão: câmbio de marcha única
Bateria: íon-lítio, 114 kWh
Pneus: 265/45 R21
Peso: 2.715 kg
Porta-malas: 528 litros
Comprimento: 4,92 m
Largura: 1,94 m
Altura: 1,62 m
Entre-eixos: 2,93 m
Aceleração (0 a 100 km/h, em segundos): 5,8
Retomada (80 km/h a 120 km/h, em segundos): 3,6
Consumo urbano (kW/100 km): 31,1
Consumo rodoviário (kW/100 km): 29,8

COMO SÃO FEITOS OS TESTES

Para aferir o desempenho dos carros, o Instituto Mauá de Tecnologia utiliza o V-Box, equipamento que usa sinal de GPS. Os testes de aceleração e retomada são feitos na pista da empresa ZF, em Limeira (interior de São Paulo).

A etapa que verifica o consumo na cidade tem 27 km. Para simular um percurso rodoviário a 90 km/h, os pilotos de teste dirigem por 31 km.

Ambos os trajetos ficam em São Caetano do Sul (ABC), onde está a sede do instituto. O consumo de modelos elétricos é medido por meio do carregador instalado no IMT. O teste calcula o gasto para rodar 100 km nos modos urbano e rodoviário.

A Folha testou 30 carros elétricos em parceria com o Instituto Mauá; confira.

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