Siga a folha

Trump e Putin tiveram encontro rápido em cerimônia em Paris

Segundo líder russo, os dois devem ter uma reunião formal na cúpula do G20, em Buenos Aires

O líder russo, Vladimir Putin, conversa com o presidente dos EUA, Donald Trump, enquanto é observado pela chanceler alemã, Angela Merkel - Ludovic Marin/Associated Press

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

Paris | Associated Press, AFP e Reuters

O presidente dos EUA, Donald Trump, teve um encontro informal e rápido neste domingo (11) com o líder russo, Vladimir Putin, durante a visita dos dois a Paris para celebrar o centenário do fim da Primeira Guerra Mundial.

À imprensa russa, Putin afirmou que teve uma boa conversa com Trump, mas não deu detalhes. Os dois trocaram palavras em almoço no Palácio do Eliseu, no qual dividiram a mesa com o presidente francês, Emmanuel Macron, a chanceler alemã, Angela Merkel, e o secretário-geral da ONU, António Guterres.

Os dirigentes também comentaram temas internacionais, priorizando situações do Oriente Médio, como a guerra na Síria, a Arábia Saudita e o Irã, além da tensão com a Coreia do Norte, de acordo com a presidência francesa.

O russo disse que não houve uma reunião formal a pedido do governo francês. “Concordamos em não perturbar o programa de trabalho de nossos anfitriões. Talvez exista um encontro à margem da cúpula do G20.”

Trump e Putin participarão do evento em Buenos Aires, em 30 de novembro e 1º de dezembro. Se for confirmada, será a primeira reunião entre os dois depois da cúpula de Helsinque, na Finlândia, em julho.

Após ela, o americano foi muito criticado por ter se mostrado conciliador demais com o russo enquanto os serviços de inteligência dos EUA investigavam a suposta interferência russa nas eleições presidenciais de 2016.

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, disse que eles não debateram o fim do acordo de produção de mísseis de curto e médio alcance assinado em 1987. Em outubro, a Casa Branca anunciou que sairia do acordo por considerar que a Rússia o viola.

Putin também se encontrou com o primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, pela primeira vez desde que um caça russo foi derrubado em um bombardeio do Estado judaico na Síria, deixando 15 soldados mortos.

Netanyahu disse que a conversa foi positiva e franca, sem dar detalhes. O Kremlin não comentou o encontro.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas