Siga a folha

Resgate de menino que caiu em poço mobiliza Espanha

Criança de dois anos desapareceu após cair em orifício de 110 metros de profundidade

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Madri | AFP

A tentativa de resgatar um menino de dois anos que caiu dentro de um poço estreito e profundo no domingo (13) gerou comoção na Espanha.

Cerca de cem pessoas trabalham na complexa operação na cidade de Totalán, região de Málaga, no sul do país, para buscar o pequeno Julen. Até agora só foi localizado um saco com guloseimas que era do garoto.

O poço, um buraco de prospecção para buscar água, tem 25 cm de diâmetro e 110 metros de profundidade.

Foto divulgada pelo serviço de emergência local mostra a área onde o menino de dois anos caiu no poço, em Totalán, Málaga - Reprodução/Twitter/@E112Andalucia

A complexidade dos trabalhos é grande devido às características do terreno. “Continua caindo material que se compacta, é úmido, a área é fria. Definitivamente não é fácil seguir rastreando”, disse María Gámez, subdelegada do governo de Málaga, a uma emissora de TV local.

As buscas começaram na tarde de domingo e incluíram a colocação de câmeras no orifício, mas ainda não há sinais da criança.

A família disse que o menino caiu no poço, que não estava sinalizado, quando brincava no terreno, perto de onde os pais almoçavam.

Geólogos estudam o terreno nesta terça para ver se conseguem cavar um túnel lateral, enquanto continua a extração por aspiração de materiais. 

Empresas e especialistas de todo o país ofereceram ajuda. Uma equipe especializada em resgate em minas está chegando do principado de Asturias, no norte, para participar das buscas. 

A operação está sendo acompanhada de perto pela imprensa espanhola. O presidente do governo, Pedro Sánchez, comentou no Twitter que compartilha da “angústia da família do pequeno" e pediu que seja mantida a “esperança do melhor desfecho”.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas