Siga a folha

Descrição de chapéu Brexit

Corrida para sucessão de Theresa May tem início com dez candidatos

Primeira votação entre deputados do Partido Conservador ocorre na próxima quinta (13)

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Londres | Reuters

Dez candidatos foram inscritos na disputa para suceder a primeira-ministra Theresa May como líder do Partido Conservador, anunciou nesta segunda-feira (10) o Comitê 1922 do partido, que administra a votação.

Entre os candidatos estão o ex-chanceler e ex-prefeito de Londres Boris Johnson, seu sucessor no cargo, Jeremy Hunt; o secretário do Meio Ambiente, Michael Gove; o ex-secretário do brexit Dominic Raab; o secretário da Saúde, Matt Hancock, e o secretário do Interior, Sajid Javid.

Disputarão ainda o ministro do Desenvolvimento Internacional, Rory Stewart, a ex-secretária do Trabalho e da Previdência Esther McVey, a ex-líder da Câmara dos Deputados Andrea Leadsom e o deputado Mark Harper.

Um 11º candidato, Sam Gyimah, retirou sua candidatura pouco antes do anúncio afirmando não ter obtido apoio suficiente. Ele era o único que defendia a realização de um segundo referendo sobre o brexit, a saída britânica da União Europeia. 

A primeira rodada de votação entre os 300 conservadores eleitos ocorre nesta quinta-feira (13). Sucessivas votações ocorrem até restarem apenas dois candidatos, que irão a voto então pela totalidade dos membros do partido (160 mil). 

No dia 7 de junho, May confirmou sua renúncia da liderança do partido, o primeiro passo para ela deixar o comando do governo, marcado pelas indefinições sobre o brexit.

Ao iniciar a campanha nesta segunda-feira, dois dos principais adversários do ex-prefeito de Londres  —Gove e Hunt—  disseram que pretendem destacar sua "seriedade" em relação a Johnson, que cometeu uma série de gafes quando comandava a diplomacia britânica.

O próximo líder dos conservadores deverá dominar "a arte da negociação, não a arte da retórica vazia", afirmou Hunt, em uma crítica indireta ao rival.

Durante o fim de semana, Hunt declarou estar "absolutamente seguro de que se adotarmos um bom enfoque sobre o tema, os europeus estariam dispostos a negociar", com base em uma conversa que afirma ter mantido com a chanceler alemã, Angela Merkel.

Os 27 países da UE reiteraram, no entanto, que não modificarão o acordo de saída da UE concluído em novembro entre Londres e Bruxelas, que foi rejeitado três vezes pelos deputados britânicos.

As tentativas de Gove de apresentar-se como alternativa confiável podem não vingar, depois que secretário admitiu que usou cocaína há mais de 20 anos.

Quase todos prometerem solucionar o imbróglio do brexit em três meses, entre a escolha do novo líder, no final de julho, e o prazo atual de saída de 31 de outubro.

"Sem o brexit, não haverá um governo conservador e talvez nem um Partido Conservador", disse Hunt.

Raab, que deixou o governo por rejeitar o acordo de saída de May, disse que ele também poderia conseguir um novo pacto, mas prometeu que o Reino Unido deixará o bloco em 31 de outubro, mesmo que isso signifique regredir para os termos comerciais básicos da Organização Mundial do Comércio (OMC).

As diferenças entre os candidatos refletem a desunião dos conservadores na questão, o que significa que, três anos após 52% do país decidirem pela ruptura com a UE, continua incerto como, quando ou até se esta ocorrerá.

A incerteza afetou a economia britânica, que encolheu 0,4% em abril, mostraram cifras oficiais nesta segunda-feira –um recuo maior do que qualquer economista previu em uma pesquisa realizada pela agência de notícias Reuters na semana passada.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas