Siga a folha

Netanyahu adverte Hizbullah de represálias 'devastadoras' em caso de ataque

Declaração foi feita após líder do grupo libanês afirmar que foguetes alcançariam Tel Aviv

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Jerusalém | AFP

O primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, advertiu neste domingo (14) que haverá represálias "devastadoras" contra o Hizbullah, depois de o líder do grupo xiita libanês, apoiado pelo Irã, declarar que seus foguetes poderiam alcançar Tel Aviv.

"Durante este fim de semana, ouvimos [Hasán] Nasralá se gabar de seus projetos de ataque", declarou Netanyahu no início do conselho de ministros semanal. "Sejamos claros. Se Hizbullah se atrever a cometer o erro de atacar Israel, vamos impor um golpe militar devastador", disse o primeiro-ministro.

O chefe do Hizbullah, Hasán Nasralá, declarou na sexta-feira (12) que Israel não se "livraria" no caso de um conflito entre Irã e Estados Unidos.

"Quem disse que Israel se livraria se houvesse uma guerra contra o Irã?", disse Nasralá em uma longa entrevista transmitida na noite de sexta no canal de televisão do Hizbullah, Al Manar.

"O primeiro a bombardear Israel será o Irã", complementou e afirmou que o "Irã tem capacidade de bombardear Israel com força e ferocidade".

Netanyahu afirmou na semana passada que os aviões de combate F-35 israelenses "podem chegar a qualquer lugar do Oriente Médio, incluindo o Irã".

O Hizbullah é considerado pelos Estados Unidos uma organização terrorista e é o único grupo que não se desarmou depois da guerra civil libanesa entre 1975 e 1990.

Tem também papel político importante, já que conseguiu 13 assentos no Parlamento no ano passado e três cargos no governo atual.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas