Siga a folha

Mais de cem pessoas morrem em inundações na Índia

Milhares de pessoas foram retiradas de suas casas por causa das chuvas de monções

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Bangalore (Índia) e Nova Déli | AFP e Reuters

Pelo menos 147 pessoas morreram e centenas de milhares foram obrigadas a deixar suas casas em decorrência das inundações provocadas por chuvas torrenciais na Índia. 

Em Kerala, no sul do país, pelo menos 57 pessoas morreram. O estado, que teve o aeroporto internacional de Kochi fechado, é famoso por suas praias paradisíacas, e deve sofrer mais danos nos próximos dias.

 
 

"Várias casas ainda estão debaixo de 10 ou 12 pés de lama, o que dificulta o trabalho de resgate", disse hoje (11) o ministro-chefe local, Pinarayi Vijayan. No ano passado, mais de 200 pessoas morreram naquela que é considerada a pior enchente do século. 

O governo ordenou o envio do exército para resgate, já que Kerala tem 165 mil pessoas em acampamentos de emergência por conta das chuvas. Em Karnataka, o ministro-chefe do estado vizinho, o ministro-chefe disse que os números chegam a 60 mortes e 227 mil desalojados.

No oeste da Índia, os Estados de Maharashtra e Gujarat também foram duramente atingidos pelas chuvas de monções. Maharashtra  teve pelo menos 30 vítimas confirmadas e várias estradas bloqueadas, e Gujarat confirmou pelo menos oito mortes em acidentes provocados pelos temporais nas cidades de Ahmedabad e Nadiad.

As tempestades sazonais de monção, que ocorrem de junho a setembro, causam mortes e deslocamentos em massa no sul da Ásia a cada ano, mas também consistem em mais de 70% das chuvas da Índia e são cruciais para os agricultores. No ano passado, as chuvas deixaram pelo menos 357 mortos.​

 

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas