Siga a folha

Ex-premiê conservador Kurz vence eleição na Áustria

Popularidade de líder não diminuiu após queda de seu governo em função de escândalo, em maio

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Sophie Markis Francois Murphy
Viena (Áustria) | AFP e Reuters

O conservador Partido Popular (OVP), do ex-premiê Sebastian Kurz, venceu as eleições legislativas realizadas na Áustria no domingo (29).

Quatro meses depois de ser destituído devido a um escândalo, Kurz, 33, viu sua sigla obter cerca de 38% dos votos, sete pontos percentuais a mais do que no pleito de 2017. 

O resultado pode levá-lo de volta ao cargo, mas ele vai precisar de uma coalizão para formar um governo estável. Isso em um cenário marcado pela queda da extrema-direita e pelo retorno dos Verdes.

Sebastian Kurz fala para seus apoiadores após a vitória com 37,1% dos votos - Leonhard Foeger/Reuters

O Partido Social-Democrata (SPO) ficou em segundo lugar, com 21,5%, seguido por Partido da Liberdade (FPO), de extrema-direita, (17%), Verdes (12%), e Neos (7%).

A popularidade de Kurz não diminuiu após a queda de seu governo, em maio, formado com o FPO.

Essa união, alcançada em dezembro de 2017 e apresentada como modelo para a Europa diante da ascensão do nacionalismo, implodiu depois de 18 meses.

A aliança terminou após um vídeo mostrar o então chefe do FPO e número dois do governo, Heinz-Christian Strache, em negociações suspeitas. O caso ficou conhecido como “Ibizagate”.

Nas imagens, Strache propõe participações em mercados públicos a uma pessoa ligada a um oligarca russo. Em troca, pede apoio financeiro.

Strache teve que renunciar, e Kurz expulsou o FPO de seu governo. Alguns dias depois, o próprio Kurz foi destituído como chefe do Executivo por uma moção de censura.

O escândalo teve impacto no desempenho do FPO. A sigla perdeu cerca de dez pontos percentuais em relação ao alcançado em 2017.

Kurz disse que pretende conversar com todas as siglas. É quase consenso entre políticos e analistas que, passada a votação, começará um longo período de negociações para se chegar a uma coalizão.

O ex-premiê pode buscar uma nova aliança com o FPO ou com os Verdes e o Neos, juntos. Um acordo de centro, incluindo os social-democratas, também é possível, mas menos provável.

Os Verdes dizem estar dispostos a discutir uma aliança, mas devem pedir inúmeras concessões, especialmente no meio ambiente e na imigração, cenário que deixa muitos observadores céticos.


Quem é quem na política da Áustria

Partido Popular (OVP) Fundado em 1945 por conservadores, defende a “tradição ocidental cristã e humanista”. Suas principais propostas são redução de impostos e investimento em energia limpa. Seu líder é Sebastian Kurz, 33, que foi destituído do cargo de primeiro-ministro em maio deste ano, na esteira de um escândalo de corrupção envolvendo a liderança do Partido da Liberdade da Áustria (FPO), que formava uma coalizão com o OVP.

Partido Social-Democrata (SPO) Criado no fim do século 19, a partir da junção de diversas alas do movimento operário. Atualmente, é liderado pela médica Pamela Rendi-Wagner, ex-ministra da Saúde e da Mulher.  

Partido da Liberdade (FPO) Abalado pelo escândalo conhecido como “Ibizagate”, que envolveu diretamente seu então número um, Heinz-Christian Strache. De extrema-direita, opõe-se à imigração em massa e defende a deportação de estrangeiros inadimplentes. É a favor da proteção do meio ambiente sem ‘histeria climática’. É comandado por Norbert Hofer, ex-ministro do Transporte, Inovação e Tecnologia.

Verdes Saiu do pleito como a quarta força na política austríaca. O crescimento é reflexo da preocupação dos eleitores com o meio ambiente. É chefiado pelo economista Werner Kogler.

 

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas