Siga a folha

Segunda avalanche mata 33 pessoas que resgatavam vítimas de primeira avalanche na Turquia

Desastre ocorreu em Bahcesaray, no leste do país

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Istambul | Reuters

Duas avalanches no leste da Turquia mataram 38 pessoas nos últimos dias. A maior parte morreu durante um segundo deslizamento de neve, enquanto trabalhava para resgatar as vítimas da primeira avalanche.

A AFAD, autoridade turca para desastres e emergências, afirmou que 33 pessoas morreram nesta quarta (5) ao serem atingidas pela segunda avalanche em Bahcesaray, na província de Van, a 1.120 km de Ancara. Ao todo, havia cerca de 200 pessoas na equipe de resgate.

Equipe resgata vítima de avalanche na Turquia - DHA/AFP

Os civis e militares tentavam resgatar as vítimas de uma primeira avalanche, ocorrida na noite de terça (4), que deixou cinco mortos e 53 feridos. Antes da segunda avalanche, oito pessoas puderam ser resgatadas.

O ministro da saúde, Fahrettin Koca, disse que 75 pessoas ficaram feridas na segunda avalanche, e que mais 700 socorristas foram enviados à região.

Imagens de TV do distrito de Bahcesaray, na província de Van, mostraram dezenas de pessoas enfrentando ventos fortes e usando pás e paus na neve para desenterrar veículos que foram tombados e cobertos na primeira avalanche.

O ministro do Interior, Suleyman Soylu, afirmou que as condições meteorológicas na área dificultam a operação de veículos de remoção —um deles tinha ficado soterrado sob mais de quatro metros de neve.

Autoridades temem uma terceira avalanche, e por este motivo os esforços de socorro foram interrompidos pelo menos até quinta (6) pela manhã.

Não se sabe quantas pessoas ainda estão soterradas.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, enviou suas condolências às famílias das vítimas em um discurso em Kirikale (no centro do país).

A região em que ocorreram os desastres é uma zona montanhosa no extremo leste da Turquia e tem condições climáticas extremas durante o inverno. Por conta das nevascas abundantes, alguns povoados passam parte do ano isolados.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas