Siga a folha

Descrição de chapéu Coronavírus

Trump diz que força-tarefa contra coronavírus mudará foco para reabertura do país

Grupo chefiado pelo vice Mike Pence tem coordenado resposta contra pandemia nos EUA

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (5) que a força-tarefa criada pela Casa Branca para combater o coronavírus no país passará a ter foco na reabertura do país, em vacinas e terapias.

Trump elogiou ações do grupo, como o apoio para o aumento da produção de respiradores artificiais e da realização de testes.

"Por causa de seu sucesso, a Força-Tarefa continuará por tempo indeterminado com foco em SEGURANÇA E EM ABRIR NOSSO PAÍS DE NOVO. Poderemos adicionar ou retirar pessoas dela, conforme for apropriado. A Força-Tarefa tambem será muito focada em vacinas e terapias. Obrigado!", escreveu o presidente.

O anúncio, feito, em uma rede social, confirma a informação antecipada pelo New York Times na terça (5), de que a força-tarefa passaria por mudanças e poderia perder poderes.

O grupo é chefiado pelo vice-presidente americano, Mike Pence, e conta com especialistas em saúde e logística.

De acordo com o jornal, funcionários de alto escalão envolvidos na força-tarefa foram avisados por uma das conselheiras de Pence, Olivia Troye, de que a equipe poderia ser gradualmente dissolvida.

O presidente Donald Trump, durante visita a uma fábrica em Phoenix, Arizona - Brendan Smialowski - 5.mai.2020/AFP

Segundo autoridades ouvidas pelo jornal, o encerramento da equipe talvez nunca seja oficialmente anunciado, já que a decisão poderia insuflar críticas sobre a eficácia das políticas dos EUA contra o coronavírus.

Porém, ainda segundo o New York Times, um grupo liderado por Jared Kushner, genro do presidente dos EUA, Donald Trump, tem funcionado como uma força-tarefa paralela à oficial, e é provável que esse grupo continue trabalhando.

O jornal disse que, entre outras questões, Kushner tem discutido um novo papel para que alguém supervisione o desenvolvimento de tratamentos terapêuticos.

Embora as recomendações da força-tarefa oficial tenham sido deixadas de lado por Trump em diversas ocasiões, o grupo serviu como o mais próximo do que a Casa Branca teve de uma resposta centralizada à pandemia.

Apesar da taxa de novas infecções e mortes ter caído em Nova York, ela continuou a crescer em grande parte do país. Diversas projeções sugerem que as mortes permanecerão em níveis elevados nos próximos meses ou poderão aumentar com o relaxamento da quarentena nos estados americanos.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas