Siga a folha

Milhares de manifestantes driblam polícia e protestam contra ditador da Belarus

Em 22º dia de ato contra reeleição de Lukachenko, regime põe tanques nas ruas, mas não impede marcha de mais de 100 mil

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Bruxelas

Cerca de 200 mil pessoas, segundo sites bielorrussos, voltaram a marchar contra a ditadura na Belarus neste domingo, aniversário do ditador Aleksandr Lukachenko, que completou 66 anos.

No 22º dia seguido de protestos contra Lukachenko, os manifestantes chegaram até perto do palácio presidencial e gritaram “Viemos para dar parabéns!” e “Sasha [apelido de Aleksandr], receba seus convidados!”.

Milhares de manifestantes participam de protesto contra o ditador no centro de Minsk, capital da Belarus - Tut.By/Reuters

Duas linhas de policiais impediam a passagem na praça da Bandeira, na avenida que dá acesso ao palácio. Por alto-falantes, oficiais avisavam às pessoas que não se aproximassem, ou força seria usada.

No final da tarde, a flautista Maria Kalesnikava, uma das três mulheres que lideraram a campanha de oposição a Lukachenko na eleição presidencial, percorreu toda a barreira de soldados fazendo o sinal de coração com a mãos e dizendo “Cuidem-se bem, rapazes. Nós vamos salvá-los”.

Desde a manhã, o regime tentou impedir as marchas, aumentando visivelmente o número de tropas nas ruas e agarrando participantes e os jogando dentro de vans.

Foram detidas 140 pessoas, segundo o Ministério do Interior, responsável pela segurança. Na Belarus, manifestações sem autorização do governo são consideradas ilegais.

No fim da tarde, blindados militares foram filmados nas ruas da capital.

Segundo a mídia local, eram do tipo BTR-80, veículo “projetado para apoio de fogo em batalha, destruição de tropas, armas antitanque e veículos inimigos de blindagem leve”, de acordo com o site do Exército da Belarus.

A ameaça ostensiva não impediu que passeatas percorressem todo o centro de Minsk em direção ao palácio presidencial. Protestos ocorreram também em outras cidades.

O site jornalístico Tut.by afirmou que o número de presentes neste domingo superou o de domingo passado, quando cerca de 180 mil marcharam na capital (de acordo com cálculos a partir de fotos aéreas).

O assessor presidencial Nikolai Latyshenok pediu aos que protestavam que esperem pela reforma constitucional prometida por Lukachenko: “Já foi dito muitas vezes, vamos decidir tudo em paz. Estamos fazendo uma nova Constituição.”

Não houve cenas públicas de espancamento, como as que ocorreram nos três primeiros dias de protesto, e a maior parte dos manifestantes se dispersou por volta das 18h (horário local, 12h no Brasil), após forte chuva.

Carrinhos, helicópteros de brinquedo e chinelos que haviam sido levados como “presentes de aniversário” para o ditador foram deixados no meio-fio e depois recolhidos por um caminhão de lixo.

O perfil da assessoria de imprensa do ditador em uma rede social publicou às 18h11 uma foto de Lukachenko de colete à prova de balas e uma submetralhadora nas mãos. No domingo passado, ele também apareceu armado em imagens oficiais.

Os protestos na Belarus têm sido convocados por aplicativos e mídias sociais, sem uma organização central ou liderança clara. Os manifestantes recusam o resultado da eleição de 9 de agosto, que atribui 80% dos votos a Lukachenko.

Os membros da principal candidatura de oposição, de Svetlana Tikhanovskaia, formaram um conselho para tentar negociar uma transição, mas o governo não abriu diálogo e está processando seus líderes.

Josep Borrell, responsável por política externa da União Europeia (UE), afirmou em artigo publicado neste domingo em um jornal francês que o ideal seria convocar novas eleições sob supervisão da Osce (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa) em artigo publicado no francês Journal du Dimanche.

A UE não reconheceu o resultado eleitoral e está definindo sanções que serão aplicadas sobre autoridades bielorrussas.

Já o presidente da Rússia, Vladimir Putin, tem advertido “países ocidentais” a não interferirem na Belarus, que faz parte de sua esfera de atuação.

O país tem importância geopolítica, pois separa a Rússia das tropas da Otan (aliança militar entre países europeus e norte-americanos), e é também zona de passagem de oleodutos e gasodutos russos.

Pela manhã, Lukachenko e Putin falaram ao telefone. Segundo jornais russos, Putin cumprimentou o ditador da Belarus pelo aniversário e os dois marcaram uma conversa em Moscou.

Analistas têm dito que não está claro ainda se o presidente russo se empenhará para manter Lukachenko no poder ou agirá para substituí-lo por um líder que seja aceito pela população, mas permaneça sob seu controle.

Da Lituânia, onde está exilada desde o dia 10, Tikhanovskaia disse que aceita a intermediação russa em negociações para que novas eleições sejam realizadas.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas