Siga a folha

Vinte e duas múmias são protagonistas de mega desfile no Cairo; veja vídeo

Coleção deixa Museu do Cairo e será exibida no novo Museu Nacional da Civilização Egípcia

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Cairo | AFP

As múmias de 22 reis e rainhas do Egito antigo são as protagonistas de um desfile realizado neste sábado (3), enquanto são levadas do Museu do Cairo ao Museu Nacional da Civilização Egípcia, ao sul da capital, que será inaugurado neste domingo (4).

O cortejo foi organizado em ordem cronológica, com cada múmia a bordo de veículos com decorações típicas da época dos faraós, identificados com o nome do soberano. O trajeto de cerca de sete quilômetros deve ser percorrido em 40 minutos, com segurança reforçada.

O cortejo será liderado pelo faraó Sekenenré Taá (século 16 A.C.) e será encerrado por Ramsés 9º (século 12 A.C.). Mais conhecido do grande público, Ramsés 2º também fará parte do desfile. O evento ainda contará com um show transmitido ao vivo pela televisão egípcia.

A maioria das 22 múmias, descobertas perto de Luxor, no sul do Egito, a partir de 1881, não saía do museu no centro do Cairo, localizado na praça Tahrir, desde o início do século 20. Desde então, elas estão expostas em uma sala sem muitos recursos.

Para serem transportadas, as múmias foram colocadas em uma espécie de cápsula que contém nitrogênio, em condições semelhantes às das urnas em que estão no museu. Os veículos que irão transportá-las também possuem um mecanismo para evitar impactos.

Elas serão exibidas no novo museu a partir de 18 de abril em urnas mais modernas, "com controle de temperatura e umidade mais aperfeiçoado que o do antigo museu", afirma Salima Ikram, professora de egiptologia da Universidade Americana do Cairo e especialista em mumificação.

As múmias serão apresentadas individualmente, ao lado de seus sarcófagos, em um ambiente que lembra as tumbas subterrâneas dos reis, e cada uma terá uma biografia. Em alguns casos, tomografias realizadas também serão exibidas. Passados anos de instabilidade política após a revolta popular em 2011, que afetou gravemente o turismo no país, o Egito procura uma maneira de recuperar os estrangeiros.

O Museu Nacional da Civilização Egípcia e o Grande Museu Egípcio, inaugurados nos próximos meses, fazem parte dessa estratégia.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas