Siga a folha

Descrição de chapéu Guerra na Ucrânia Rússia

Ataques russos destroem gasoduto e depósito de combustível na Ucrânia, dizem autoridades

Ações no quarto dia da guerra sugerem estratégia do Kremlin de danificar infraestrutura energética do vizinho

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Ataques realizados pela Rússia atingiram um gasoduto e um depósito de combustível na Ucrânia na madrugada deste domingo (27, noite de sábado no Brasil), segundo autoridades ucranianas.

Em Kharkiv, segunda maior cidade do país, localizada perto da fronteira com a Rússia, forças russas explodiram um gasoduto, informou o serviço estatal de comunicações especiais da Ucrânia, segundo a agência de notícias Reuters.

Incêndio em depósito de combustível em Vasilkov, a cerca de 30 km ao sul de Kiev, na madrugada deste domingo (27) - Reprodução/@KyivPost no Twitter

Já em Vasilkov, a cerca de 30 km ao sul de Kiev, grandes explosões atingiram um depósito de combustível. Um disparo de míssil russo provocou o incêndio, disse em publicação no Telegram o assessor do Ministério do Interior Pravda Gerashchenko, de acordo com a Agência Nacional de Notícias da Ucrânia.

A equipe da CNN na capital registrou imagens que mostram o céu noturno fortemente iluminado no horizonte. Vídeos divulgados no Twitter e verificados pela emissora americana mostram um foco de incêndio e uma coluna de fumaça espessa no local do incidente.​

"O inimigo quer destruir tudo aqui, mas não terá sucesso", disse a prefeita de Vasilkov, Natalia Balasynovich, em vídeo publicado no Facebook.

As autoridades de Kiev instruíram os residentes a vedar as janelas para evitar a inalação de fumaça tóxica após a explosão do depósito de combustível.

Mais cedo, as autoridades haviam alertado a população para a possibilidade de bombardeios iminentes da Rússia, e sirenes haviam soado em Kiev.

A capital é palco de batalhas entre tropas russas e ucranianas. Um toque de recolher foi decretado, e residentes têm buscado abrigo em bunkers e estações de metrô.

Os ataques em Kharkiv e Vasilkov, registrados no início do quarto dia da guerra, sugerem uma estratégia do Kremlin de destruir a infraestrutura energética da Ucrânia.

O Ocidente vem tentando isolar a Rússia desde que o presidente Vladimir Putin ordenou a invasão do vizinho na última quinta-feira (24).

No sábado, governos de países da Europa e os Estados Unidos anunciaram medidas para evitar que o Banco Central russo utilize reservas internacionais, e também ameaçaram cortar alguns bancos da Rússia do sistema global de pagamentos Swift.

Também no sábado, os governos de Alemanha, França e Holanda prometeram enviar armas para ajudar a Ucrânia a se defender. Por sua vez, as autoridades de Estônia, Letônia, Romênia, Eslovênia e Lituânia anunciaram o fechamento de seus espaços aéreos para voos da Rússia.

Com Reuters

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas