Siga a folha

Justiça permite que Reino Unido siga plano de mandar imigrantes a Ruanda

Criticada por grupos de direitos humanos, medida representa vitória para primeiro-ministro conservador, Rishi Sunak

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Londres | Reuters

O Tribunal Superior de Londres atestou nesta segunda-feira (19) a legalidade do controverso plano do Reino Unido de extraditar para Ruanda imigrantes que entrarem no país de forma irregular. Segundo os juízes, o projeto não fere nem a legislação de direitos humanos do país, estabelecida em 1998, nem Convenção das Nações Unidas sobre Refugiados, de 1951, a que a nação subscreve.

A decisão representa uma vitória para o primeiro-ministro recém-empossado, Rishi Sunak, que tem como uma das principais metas de sua gestão lidar com um número recorde de expatriados.

Imigrantes irregulares são enviados de volta à França de ônibus após serem flagrados atravessando a fronteira com o Reino Unido - Daniel Leal - 15.abr.22/AFP

A política de imigração havia sido anunciada em abril, ainda durante o mandato de Boris Johnson. Ela consiste em enviar requerentes de asilo em situação irregular para Ruanda —país que, localizado no centro do continente africano, a 7.000 quilômetros de distância da ilha britânica, tem o 160º pior índice de desenvolvimento humano do mundo.

O projeto horrorizou a oposição, grupos de direitos civis, líderes religiosos e caridades, que o classificaram de desumano. ONU e Anistia Internacional condenaram o plano, e até mesmo o rei Charles 3º teria se oposto à iniciativa, descrevendo-a em uma conversa particular como "aterradora".

Críticos apontaram ainda que a política não leva em conta o fato de que o país africano pode ser extremamente afetado pelas mudanças climáticas nos próximos anos, o que incluiria riscos à segurança alimentar e à saúde da população em geral.

A justificativa oficial do governo é que o projeto dificultaria a vida de organizações criminosas que praticam tráfico humano. Na prática, porém, ela é um aceno ao eleitorado do Partido Conservador, que se opõe a políticas de imigração. A decisão do Tribunal Superior de Londres representa, portanto, um triunfo para Sunak, que hoje lida com altas taxas de inflação e anúncios frequentes de mobilizações e greves.

A vitória na Justiça não significa, porém, que o plano será posto em prática imediatamente. O governo britânico ainda pode enfrentar novas apelações nos tribunais, e a Corte Europeia de Direitos Humanos determinou que nenhuma deportação aconteça até a conclusão do processo legal no Reino Unido. Em junho, liminares da mesma corte concedidas a uma série de imigrantes obrigaram ao cancelamento do primeiro voo com destino a Ruanda a poucas horas de sua decolagem.

ONGs que moveram processos contra o governo junto a imigrantes em situação irregular da Síria, Irã, Albânia e Vietnã declararam que devem apelar da decisão —o Tribunal Superior de Londres volta a se reunir em 16 de janeiro para avaliar novos pedidos que desafiam o veredicto. Outra vitória parcial para os opositores da medida foi que os juízes disseram que o governo precisa considerar as circunstâncias de cada requerente de asilo e levá-las à corte para revisão.

Após o anúncio da decisão, a ministra do Interior britânica, Suella Braverman, afirmou que o foco do governo agora era proceder com a política de deportação "assim que possível", e que ele segue pronto para defendê-la em quaisquer novos processos judiciais no futuro.

Enquanto isso, Yolande Makolo, porta-voz do governo de Ruanda, elogiou a decisão da corte, e disse que seu país deseja oferecer aos imigrantes uma chance para construir uma vida nova.

A pequena nação de 13 milhões de habitantes tem, segundo a agência das Nações Unidas que cuida da temática, "uma política aberta a refugiados" e oferece a eles regularização e permissão de trabalho para se integrarem economicamente. Hoje são cerca de 130 mil pessoas nessa situação, a maioria da República Democrática do Congo e de Burundi, muitas delas vivendo há décadas no país.

Na prática, porém, não é simples acessar esses direitos. Os campos de refugiados, onde vivem 90% dessa população, têm problemas de infraestrutura, especialmente os mais antigos, nos quais as famílias foram crescendo ao longo dos anos sem que houvesse uma adaptação para comportá-las. Refugiados no país também têm sido vítimas das violações de direitos humanos que o governo de Paul Kagame é acusado de impor à população.

O tema da imigração tem dominado a política do Reino Unido com frequência na última década, e é provável que ele volte com força com a aproximação das próximas eleições gerais, marcadas para 2024. Estatísticas mostram que mais de 40.000 imigrantes tentaram entrar na ilha pelo Canal da Mancha este ano, um recorde.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas