Siga a folha

Passageiro abre porta durante voo, causa pânico e é preso na Coreia do Sul

Nove pessoas foram hospitalizadas após desembarque em Daegu; ninguém ficou gravemente ferido

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Seul | Reuters e AFP

Um homem abriu a porta de emergência de um avião da Asiana Airlines pouco antes de a aeronave pousar, nesta sexta (26), provocando pânico entre os passageiros, e acabou detido na Coreia do Sul.

A aterrissagem aconteceu com segurança, ainda que nove pessoas, todas as quais adolescentes, tenham sido hospitalizadas após o desembarque no Aeroporto Internacional de Daegu, a 240 km da capital Seul.

Avião da companhia Asiana Airlines com a porta de emergência aberta durante voo - Reprodução

O avião estava a 200 metros do chão, segundo um porta-voz da companhia aérea, quando um homem sentado próximo à saída de emergência abriu a tampa e puxou a alavanca para que a porta se abrisse.

Um passageiro não identificado disse à agência de notícias Yonhap que as pessoas que estavam próximas à porta pareciam ter desmaiado com o movimento. "Pensei que o avião ia explodir."

Alguns viajantes tiveram dificuldades respiratórias depois da abertura da porta, mas ninguém ficou gravemente ferido. "[Abrir a porta de emergência] é particularmente perigoso durante o pouso e a decolagem. Alguém da equipe de voo deveria ter parado aquele passageiro", disse Sohn Myong-hwan, professor do departamento de manutenção de aviação da Universidade Sehan, da Coreia do Sul.

O Airbus A321-200 havia partido da ilha de Jeju com 200 passageiros. Após o incidente, fotos mostraram a porta de emergência aberta perto da asa esquerda e uma rampa de escape aberta arrancada dela.

O Ministério dos Transportes disse em comunicado que a polícia prendeu o homem que abriu a porta e que apura se houve violações das leis de segurança da aviação. Além disso, as autoridades investigam se a Asiana Airlines seguiu os protocolos para monitorar as saídas de emergência da aeronave.

Porta de avião que foi aberta durante voo da companhia Asiana Airlines no Aeroporto Internacional de Daegu, na Coreia do Sul - Yonhap via AFP

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas