Descrição de chapéu América Latina

México eleva alerta e cancela voos após vulcão expelir fumaça e cinzas

Autoridades elaboram medidas preventivas para a população como uso de máscara ou lenços e rotas de retirada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cidade do México | AFP

O governo do México elevou o nível de alerta nacional devido ao aumento da atividade do vulcão Popocatépetl, a cerca de 70 quilômetros da capital Cidade do México. Autoridades preparam abrigos e rotas de retirada de pessoas desde este domingo (21), quando a montanha passou a expelir cinzas e fumaça.

Na manhã desta segunda (22), a coordenadora da Defesa Civil mexicana, Laura Velázquez Alzúa, afirmou a mudança do nível de alerta em relação ao vulcão da fase 2 amarela para a fase 3 amarela. Trata-se do nível logo antes do vermelho, considerado de alerta máximo.

Durante a nova fase, a Defesa Civil prevê "atividade eruptiva de explosividade em baixa intensidade", assim como são esperadas "explosões leves a moderadas que lancem fragmentos no entorno da cratera". Ainda há a possibilidade de expulsão de magma.

A elevação do alerta, recomendada por um comitê científico, obriga autoridades e órgãos de socorro a preparar pessoal, equipamentos e abrigos diante de uma eventual emergência. O governo local ainda terá de adotar medidas para evitar danos causados por queda de cinzas.

A população também recebeu uma série de recomendações, conforme comunicado do governo. Entre elas, está a de cobrir nariz e boca com lenço ou máscara, manter as janelas fechadas, evitar o acúmulo de cinzas em telhados, além de permanecer em casa o maior tempo possível.

A cidade de Puebla, segundo relato da agência AFP, amanheceu neste domingo coberta por uma camada cinza. No último sábado (20), as operações no Aeroporto Benito Juárez, da Cidade do México, e no Aeroporto Internacional Felipe Ángeles, situado em Zumpango e que também serve à capital, foram suspensas temporariamente pelo lançamento de fragmentos do Popocatépetl.

Vulcão Popocatépetl registrou aumento gradual de atividade, com lançamento de cinzas, fragmentos incandescentes e fumaça - Erik Gomez/AFP

Nesta segunda-feira, o também suspendeu voos devido à queda de cinzas do vulcão em suas pistas, escreveu o governador do estado, Sergio Salomon, no Twitter.

O vulcão, cujo processo eruptivo reativou-se em dezembro de 1994, fica nos limites dos estados de México, Morelos e Puebla. O cume da montanha tem 5.426 metros de altitude.

O vulcão é monitorado permanentemente pelo Centro Nacional de Prevenção de Desastres (Cenapred), devido ao risco que sua atividade representa para a população que mora em áreas próximas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.