Siga a folha

Descrição de chapéu Folha Informações Rússia

Vídeo não mostra Putin criticando Lula após encontro com Zelenski

Post mente ao usar imagens de entrevista dada pelo presidente russo em 2021

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

É falso que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, tenha criticado Lula (PT) durante entrevista a uma emissora de TV por conta do encontro no dia 20 de setembro de 2023 entre o presidente brasileiro e o ucraniano Volodimir Zelenski.

Um vídeo com uma narração em português que viralizou nas redes sociais mostra, como verificado pelo Projeto Comprova, uma entrevista de Putin à emissora norte-americana CNBC em 13 de outubro de 2021, quase dois anos antes do encontro entre Lula e Zelenski. Putin não menciona nenhum dos dois presidentes em qualquer trecho da entrevista, que dura pouco mais de 20 minutos.

Os presidentes do Brasil e da Ucrânia se reuniram em 20 de setembro de 2023, em Nova York, nos Estados Unidos, onde estavam para participar da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas). A reportagem não localizou qualquer registro na imprensa sobre supostas críticas de Putin ao encontro entre os dois.

Lula cumprimenta Volodimir Zelenski em encontro em Nova York - Ricardo Stuckert/Presidência da República - 20.set.2023/Reuters

Falso, para o Comprova, é o conteúdo inventado ou que tenha sofrido edições para mudar o seu significado original e divulgado de modo deliberado para espalhar uma falsidade.

Não foi possível contatar o perfil responsável pela publicação no TikTok porque não há possibilidade de enviar mensagens entre usuários que não se seguem mutuamente. Já o vídeo publicado no X foi retirado do mesmo perfil que publicou o conteúdo no TikTok.

Por que investigamos

O Comprova monitora conteúdos suspeitos publicados em redes sociais e aplicativos de mensagem sobre políticas públicas e eleições no âmbito federal e abre investigações para aquelas publicações que obtiveram maior alcance e engajamento. Você também pode sugerir verificações pelo WhatsApp +55 11 97045-4984. Sugestões e dúvidas relacionadas a conteúdos duvidosos também podem ser enviadas para a Folha pelo WhatsApp 11 99486-0293.

Leia a verificação completa no site do Projeto Comprova.

A investigação desse conteúdo foi feita por Estadão e publicada em 25 de setembro pelo Projeto Comprova, coalizão que reúne 41 veículos na checagem de conteúdos virais. Foi verificada por Folha, O Povo e Diário do Nordeste.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas