Descrição de chapéu Folha Informações

Vigilância Sanitária fiscalizou cozinha improvisada no RS para apurar denúncia

Vídeo desinforma ao afirmar que órgão fez 'batida' em cozinha de voluntários

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Vídeo que circula nas redes sociais confunde os usuários ao dizer que a Vigilância Sanitária teria feito, em 12 de setembro, uma "batida" em uma cozinha de voluntários que distribuía alimentos às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Na verdade, agentes da Vigilância Sanitária do município de Roca Sales e a do estado fiscalizaram a cozinha improvisada que aparece na gravação após receber uma denúncia.

À reportagem, a secretária de Saúde do município, Raquel Oestreich, explicou que a visita buscava orientar os voluntários, sem "intenção punitiva". A versão foi corroborada pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, em nota.

Foto do alto mostra rua com casas destruídas em dia de sol
Destruição causada pelas chuvas no município de Roca Sales, no Rio Grande do Sul - Carlos Macedo 6.set.23/Folhapress

Carolina Mazzotti, voluntária que atuou na cozinha improvisada e estava no local no momento da inspeção, fez uma transmissão ao vivo enquanto ocorria a visita dos agentes. Mazzotti disse que, inicialmente, os voluntários acreditaram que o local seria fechado. No entanto, depois foi informada de que o motivo da intervenção era uma denúncia e que a visita tinha o objetivo de orientar as pessoas.

Por que investigamos

O Comprova monitora conteúdos suspeitos publicados em redes sociais e aplicativos de mensagem sobre políticas públicas e eleições no âmbito federal e abre investigações para aquelas publicações que obtiveram maior alcance e engajamento. Você também pode sugerir verificações pelo WhatsApp +55 11 97045-4984. Sugestões e dúvidas relacionadas a conteúdos duvidosos também podem ser enviadas para a Folha pelo WhatsApp 11 99486-0293.

Leia a verificação completa no site do Projeto Comprova.

A investigação desse conteúdo foi feita por GZH e Metrópoles e publicada em 21 de setembro pelo Projeto Comprova, coalizão que reúne 41 veículos na checagem de conteúdos virais. Foi verificada por Folha, UOL, A Gazeta, O Povo, Nexo e Plural.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.