Siga a folha

Descrição de chapéu inflação juros

Leitores comentam apoio de Marina e Lula

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Americana (SP)

Marina apoia Lula
"Marina Silva declara apoio a Lula após sequência de mágoas e divergências" (Política). Grande dia! Quanta alegria em ter Marina de volta à política nacional! Nunca precisamos tanto dela.
Rachel Matos (Belo Horizonte, MG)

Movimento importante para Lula, que tem agregado o apoio de antigos rivais tucanos. O apoio de Marina reforça o voto do eleitorado feminino e abre caminho para apoio do campo evangélico. Chapa que traz esperança por ter em sua própria concepção a ideia de união e fortalecimento da democracia.
Gabriel Pereira (Mococa, SP)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva abraça Marina Silva após a ex-ministra conceder-lhe apoio, em São Paulo - Danilo Verpa/Folhapress

Depois de tantos malfeitos na gestão e tanto desrespeito na campanha eleitoral, Marina poderia até perdoar Lula como boa cristã, mas jamais dar apoio eleitoral a ele e sua claque.
Carlos Eduardo Cunha (São Paulo, SP)

Viu só, Ciro, como é possível deixar as mágoas e as vendetas de lado a fim de defender a democracia? Isso é política com P maiúsculo.
José Maurício Precoma Miranda (São José dos Pinhais, SP)

Inflação no bolso
Esses índices inflacionários divulgados pelo governo estão viciados ("Preço da cebola quase dobra em 12 meses", Mercado, 10/9). Eles não correspondem à vida real!
Bruno Sebastião Neto (Maceió, AL)

Democracia de fachada
Respondi ao questionário do IBGE: qual a minha cor, se sei ler e escrever, com que meios tenho acesso à água e me desfaço dos dejetos, quantos moram no domicílio, quantos são os banheiros, qual a minha renda. Em poucas perguntas, é possível descortinar o Estado em que nos encontramos ("Estado criminoso sustenta democracia de fachada no Brasil, diz autora", Ilustríssima, 11/9).
Paloma Fonseca (Brasília, DF)

Falo isso há anos. Democracia com orçamento secreto? Com foro privilegiado? Com juízes nomeados politicamente? Com PGR defendendo o presidente, e não a nação? E pior: instituições estão se corrompendo.
Paulo Roberto Fernandes (Brasília, DF)

Sem habitat
Pobres animais ("Onça é vista em parque da zona norte de São Paulo pela primeira vez", Cotidiano, 10/9). O habitat sendo destruído. Buscam mundo que desapareceu. Em breve, desaparecerão, e nós logo adiante.
Marcus Machado (Viamão, RS)

Onça-parda é flagrada pela primeira vez no parque Anhanguera, na zona norte de SP - Divisão da Fauna Silvestre/Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

No peito de um desafinado
O Rock in Rio deste ano teve uma peculiaridade interessante: as apresentações dos icônicos cantores Axl Rose, Billy Idol e Djavan tiveram repercussão muito mais pelas inesperadas desafinadas do que pelos shows propriamente. O tempo é inexorável para todos e, assim como pele, olhos, ouvidos envelhecem, não é diferente com as cordas vocais. O público tem todo o direito de se decepcionar com os desvios de voz de seus ídolos, mas os tempos mudaram. É necessário tolerância e entendimento para com a ordem natural da vida, da qual o envelhecimento faz parte.
Luciano Harary (São Paulo, SP)

Diarista humilhada
"‘Deus transformou o mal que ele fez em bênção’, afirma diarista humilhada por bolsonarista" (Política, 12/9). Mudei o meu Pai Nosso. Agora o final é "mas livrai-nos destes homens de bem, amém". Que ser desprezível.
Marco Medeiros (Rio Grande, RS)

Esses são a estirpe e o caráter dos apoiadores do "imbrochável". Fazem o que querem com o povo humilde e pobre, não tendo por eles nenhum respeito e consideração. Pobre é apenas massa de manobra política.
Marly Pigaiani Leite (Ubatuba, SP)

Marmita é importante para quem tem fome mas a dignidade também é. A caridade tem que estar acompanhada do respeito àqueles que dela dependem. De nada adianta fazer a caridade exigindo algo em troca.
Manoel Marcilio Sanches (São Paulo, SP)

Em vídeo que viralizou nas redes, eleitor de Bolsonaro nega marmita para eleitora de Lula - Reprodução

"Ilza, humilhada por bolsonarista, trabalhou criança na roça e colocou de pé sua casa própria" (Política). É a classe média brasileira: preconceituosa, racista, homofóbica. Mas o pior de tudo: segregadora social. E a classe média bolsonarista usa a bandeira do "patriotismo" para destilar seu ódio fascista por todos os lados.
Rodrigo da Rocha Flausino (Belo Horizonte, MG)

Prestígio
Pela primeira vez vejo a Folha (Opinião, 12/9) ter suas três crônicas assinadas por mulheres, abordando o mesmo tema de fundo, com excelência. Parabéns.
Aluísio Dobes (Florianópolis, SC)

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas