Leitoras se indignam com violência sexual contra menina de 11 anos

Entrevista de Bolsonaro à Playboy, ameaça a Boulos e rei Charles 3º estão entre os temas comentados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Violência sexual
"Menina de 11 anos que teve aborto negado no Piauí volta a engravidar por estupro" (Cotidiano, 10/9). A violência doméstica ocorre sempre com a conivência dos membros familiares, que geralmente também vem de relações familiares de abusos e violências. É um ciclo que se repete a cada geração. São necessárias políticas públicas de intervenção e apoio para interromper esse ciclo —jurídicas, sociais, saúde, educação. Senão veremos isso se repetir.
Josefina A. Martins (São José dos Campos, SP)

Menina de 11 anos que seguiu com a gestação após estupro, com o filho em sua casa, em Teresina
Menina de 11 anos que seguiu com a gestação após estupro, com o filho em sua casa, em Teresina - Renato Andrade - 23.jun.22/Folhapress

Sem palavras e com dor no coração do sofrimento que está criança vive. Onde está o Estado para protegê-la?
Bianca Moreira (Brasília, DF)

O que dizer de adultos que abusam de criança desse modo? E do país que as trata com esse descaso e crueldade? E por que razão esse tio não está sendo preso e processado?
Maria Lopes (São Paulo, SP)


Violência política
Assustador ("Boulos é ameaçado com arma durante panfletagem", Mônica Bergamo, 10/9). Confesso que não tive coragem de colocar camisa polo de que gosto, normal sem adesivo do PT, no dia 7, para ir almoçar com um dos meus filhos, minha nora e minha neta. Em todas as eleições sempre coloquei adesivo no vidro do carro, mas este ano não. Para terminar de complicar, tenho semelhança física com o ex-presidente Lula. Estressante, no mínimo.
Robson Simões (Camaragibe, PE)

Por que não chamaram a polícia na hora, enquanto o sujeito estava lá e seria identificado? Não soa razoável terem deixado para tentar identificá-lo depois, por câmeras.
Barbara Maidel (São Paulo, SP)

Voltamos ao início do século 20, onde os coronéis definiam as eleições, ameaçavam e matavam seus adversários à luz do dia e nada, absolutamente nada acontecia. Com Bolsonaro, regredimos mais de cem anos.
Ana Ferraz (Vitória, ES)


Covid-19
Estamos a passos (dias) do controle da monstruosa doença. Agora vem o perigo ("Brasil tem a menor média móvel de mortes por Covid desde o primeiro mês da pandemia", Saúde, 10/9). O controle depende de organização e preparar a imunização programada para que não volte, pois não sumirá com este governo.
Reinaldo Teles (Porto Feliz, SP)


Educação
Exemplo de profissional e de vida a todos nós ("Professora ignora aposentadoria e defende tese de doutorado aos 85 anos", Cotidiano, 10/9). Parabéns e obrigado por nos demonstrar para que aqui estamos.
Clarkson Ferreira (Frutal, MG)


Editoriais
A Folha acerta ao mencionar dados do progresso da segurança em SP ("Segurança paulista", 10/9). Além disso, a segurança se democratizou na periferia, como em Cidade Tiradentes e Jd. Ângela, com mais de 90% de queda nos índices de mortes violentas. Mas o jornal erra ao insistir na narrativa, sem evidências, de que o PCC controla "boa parte das unidades prisionais". A evolução da gestão e inteligência na Secretaria da Administração Prisional inviabilizou esse controle.
José Vicente da Silva Filho, coronel reformado e professor do Centro de Altos Estudos da PM (São Paulo, SP)


Imbrochável?
A imagem desse homem é construída com base em mentiras ("Bolsonaro disse à Playboy que já ‘brochou’", Mônica Bergamo, 10/9).
Jarbas Levi (Brasília, DF)

O então deputado federal Jair Bolsonaro fala sobre já ter "brochado" em entrevista à revista Playboy, em 2011 - Reprodução

E daí? Para seus fiéis, o que interessa é manter o diversionismo sexual barato. Ocupa as mentes desérticas.
José Lino da Silva (Goiânia, GO)

Triste o país que discute se o seu presidente brochou ou não brochou!
Gilvan C. de Melo (Rio de Janeiro, RJ)


Viva o rei?
Como todo membro de família real, não fez nada como príncipe até os 73 anos ("Charles 3º é proclamado rei", Mundo, 11/9). Agora fará nada como rei até o final da vida.
João Cellos (Curitiba, PR)

Seria interessante que a imprensa explicasse que esses reinados foram construídos às custas de mortes e roubos. Nenhuma riqueza é lícita.
Ana Pi (São Paulo, SP)


STF
O mais fraco dos presidentes do STF. Leniente e corporativista. ("Fux deixa presidência do STF com promessas não cumpridas", Poder, 12/9).
Rives Passos (Campo Grande, MS)

Um vexame o tribunal ser encarregado de resolver temas constitucionais sensíveis e mantê-los na gaveta. E não é só o ministro Fux. Por onde andará o processo sobre reservas indígenas? Quantos estão "sob a vista" do ministro Kassio? É o Estado quem descumpre a Constituição.
José Felipe Ledur (Porto Alegre, RS)


Creches
Deve estar comprando mansão ("Governo Bolsonaro tira dinheiro de creches e gasto federal com obras cai 80%", Educação, 11/9).
Gilberto Abreu (Santo André, SP)

E pensar que paupérrimos que se beneficiaram de programas do governo Lula votaram em Bolsonaro.
Marina Gutierrez (Sertãozinho, SP)


Correção
A Folha errou ao afirmar, em "Ex-subprefeita da Lapa é detida por suspeita de corrupção em São Paulo" (Cotidiano, 10/9), que a referida funcionária "só foi exonerada dias depois pelo prefeito Ricardo Nunes". Como informado em nota à imprensa, a exoneração foi imediata. A ex-subprefeita da Lapa foi substituída pelo coronel e ex-subcomandante da PM, Marcos Vinícius Valério, em 24 de agosto.
Marcus Vinícius Sinval, secretário especial de Comunicação da Prefeitura de São Paulo (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.