Siga a folha

Você, leitora da Folha, já percebeu tardiamente que sofreu assédio ou importunação sexual?

Atos de Mc Guimê e Sapato no BBB 23 geram discussão sobre normalização de atitudes agressivas

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Beijos forçados, toques sem consentimento e xingamentos diante da recusa são apenas algumas das situações relatadas por mulheres nas redes sociais após o ocorrido no BBB23, quando MC Guimê e Cara de Sapato forçaram beijos e carícias na participante Dania Mendez.

Agora expulsos do programa, o MC e o lutador foram convocados pela Polícia Civil para dar explicações sobre suposto crime de importunação sexual durante a festa promovida pelo reality na madrugada desta quinta-feira (16).

Durante muito tempo, condutas de assédio e de importunação eram tidas como "normais" e não criminosas, o que faz com que muitas mulheres não percebam imediatamente que são vítimas de tais atos ou ainda se culpabilizem quando são, de fato, as vítimas.

Por essa "normalização", em nota, o Me Too Brasil afirma que considera exemplar a decisão da Globo de expulsar os participantes e reafirma ser necessário que a vítima seja acolhida com empatia e sem julgamentos, já que "obviamente não é culpada pelo que aconteceu e que muitas vezes se responsabiliza e é culpabilizada pelo ocorrido, em virtude da sociedade machista e patriarcal em que vivemos."

Você, leitora da Folha, já foi vítima de assédio ou importunação sexual? Como reagiu? Você se deu conta na hora do que havia acontecido?

E você, leitor da Folha, já teve alguma conduta, como tentar forçar um beijo, sem se dar conta de que isto não é correto?

Conte-nos preenchendo este formulário. Algumas respostas serão publicadas.

A Folha agradece sua participação.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas