Leitores criticam mudança de nome da estação Paulo Freire

'Compreensível em vista de quem propõe e dos valores dos apoiadores'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nomenclatura
"Ministério Público é acionado após Governo de SP mudar o nome da estação Paulo Freire" (Mônica Bergamo, 15/3). Parece que não temos problemas enormes a serem resolvidos. São Paulo está sem poluição, sem trânsito, sem barulho, sem violência e com a educação pública nas escolas em alto nível. Tenha paciência. Trocar o nome da estação para satisfazer a ideologia dos tontos. Não dá, né.
Larissa Bertani (São Bernardo do Campo, SP)

Não é razoável trocar o nome de Paulo Freire por Fernão Dias! Mas, é compreensível em vista de quem propõe e dos valores dos apoiadores do inominável! A tal pesquisa, se é que existe mesmo, só mostra a triste realidade da educação da população brasileira, que ainda tem como heróis os assassinos de indígenas, os negacionistas da ciência....Dureza!
Eliana Cancello (São Paulo, SP)

E por que o metro não gasta este dinheiro em manutenção?
Luiz Almeida (Curitiba, PR)

0
Alunos e funcionários no refeitório do Cieja (Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos) Campo Limpo, no Capão Redondo, em São Paulo, com pintura do educador Paulo Freire - Keiny Andrade/Folhapress

Maracutaia
"Vereador do PSOL dá cargo a filha de colega, mas Câmara de SP detecta e barra" (Painel, 15/3). Muda governo, mas a maracutaia é a mesma, nossa política é uma farra com o dinheiro suado do contribuinte.
Elizabeth Nunes (São Vicente, SP)


Preparo de terreno
"Doria distribui elogios a Haddad em almoço com Tarcísio" (Painel S.A., 13/3). Essa série de elogios que João tece ao governo Lula de forma geral me parece dispersão de sementes para 2026. Por mais diplomático e educado que seja, não me engana com seu conservadorismo elitista. Caso seja de fato um elogio legítimo, me preocupo que estejamos agradando o mercado. Agradar o mercado e fazer um bom trabalho de políticas ambientais e sociais ao mesmo tempo é utópico. Mas deixemos o tempo dizer.
Thiago Henrique Pinto Leite (São Paulo, SP)

Exploração
"Rosângela Moro apoia setor de turismo em crítica a decisão de Lula para visto" (Painel S.A., 14/3). O que afasta turistas é visto caro, burocrático e demorado (mesmo assim, tem fila para os EUA), infraestrutura e receptivo despreparados e malandragens em geral. O Brasil não explora o turismo: explora o turista.
Nelson Patron Chapira (São Paulo, SP)


Prazo
"TCU manda Bolsonaro devolver joias sauditas e armas em até 5 dias" (Política, 16/3). Nada mais justo do que fazer com que se devolva bens resultantes de uma apropriação indevida. Que bom seria se isso fosse sempre possível.
José Afonso Mota (Caculé, BA)


Ausência
"Estatal barra construtora após abandono de obra com verba indicada por ministro de Lula" (Política, 15/3). O que é isso? Essa leitura enoja. Dá ânsia de ler. Cadê o partido que ia acabar com a mamata? Cadê?
Rosana Gaio (Florianópolis, SC)

Corrupção na Codevasf tem a mesma idade da Codevasf.
Nacib Hetti (Belo Horizonte, MG)


Vacinação
"Derrota para o HPV" (Editoriais, 14/3). Se o governo não disponibilizar esta vacina sem limite de idade não podemos esperar que a cobertura aumente de forma representativa nos próximos anos e o problema persistirá. Não basta somente campanha e informação pró vacina, ela precisa alcançar o maior número de pessoas possível.
Rosana Polycarpo Tiberio (São Paulo, SP)


Afeto
"Erika Hilton pede a Moraes medidas cautelares contra Nikolas Ferreira por transfobia nas redes" (Mônica Bergamo, 14/3). Vendo as recentes manifestações do folclórico deputado cheguei à conclusão que ele só conseguiu a votação bombástica pois os eleitores pensavam estar votando para a eliminação da figura, como no BBB. Não acredito que meus conterrâneos de coração cometeriam erro tão crasso se soubessem estar elegendo tal figura para a Câmara. Não há outra explicação plausível.
Carlos Gonçalves de Faria (São Paulo, SP)


Bancada evangélica
"Bancada evangélica anula eleição de novo presidente em disputa inédita e tensa" (Política, 2/2). Tem lógica isto? De fato vivemos num país subdesenvolvido, não só economicamente, mas também de cultura e de ideias.
Sandra Regina Vidal (Goiânia, GO)

Percalços
"Caminhabilidade em São Paulo; lugares bons vazios, lugares ruins lotados" (Mauro Calliari, 10/3). Sem a readequação das calcadas fica impossível falar em caminhabilidade. A prefeitura permite que os proprietários dos imóveis façam todo o tipo de intervenção nas calçadas que atendem unicamente as suas conveniências, ou melhor, dos seus automóveis.
José Padilha Siqueira Neto (São Paulo, SP)

Todos os lugares aqui são péssimos para caminhar. Até a Paulista, larga, é péssima, porque as pessoas adoram chocar-se umas contra as outras estupidamente. Não há mais prazer em caminhar.
Adauto Lima (São Paulo, SP)


Edição
"Chico Buarque decide mudar verso de ‘Beatriz’ após 40 anos" (Mônica Bergamo, 16/3). Artistas verdadeiramente geniais nunca consideram suas obras perfeitas e acabadas. Chico Buarque dá um exemplo desse perfeccionismo e merece parabéns pela busca da palavra perfeita.
Jonas Nunes dos Santos (Juiz de Fora, MG)

Música maravilhosa. Mas prefiro "vida". Vida é mais comum, por isso muito mais simples, mais genial. Já "sina" é mais óbvia, apesar de menos comum é mais "clichê".
Moara Semeghini (Campinas, SP)

No caso, "vida da atriz" tem um "da da" que incomoda um pouco, o que é solucionado com "sina da atriz".
José Cardoso (Rio de Janeiro, RJ)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.